Ícone do site

Você sabia? 7 regras de moda que a realeza britânica precisa seguir

Published 09/06/2021

Confira códigos de vestimenta seguidos pela família real britânica - Ben A. Pruchnie/Getty Images

Quando se trata da família real britânica, cada detalhe dos looks usados em eventos, celebrações e aparições externas é analisado e logo se torna tendência. Mas você sabia que cada peça que compõe a produção dos membros da realeza é pensada com muito cuidado e segue – quase – sempre à risca um código de vestimenta real britânica?

+++ Realeza britânica: 5 vestidos acima de 100 mil reais usados por Meghan Markle e Kate Middleton

Fique por dentro de algumas dessas regras: 

ESMALTES COLORIDOS, NEM PENSAR
Para a família real, quanto mais clean, melhor! E é por essa razão que os esmaltes coloridos nunca são vistos nas unhas das duquesas – e nem da própria rainha Elizabeth que, inclusive, utiliza desde 1989 a mesma cor em suas unhas: “Ballet Slippers”, um rosa quase transparente da marca Essie. Segundo o tabloide OK Magazine, o motivo dessa regra é que tanto esmaltes coloridos quanto unhas postiças são considerados “vulgares” na realeza.

 

 

TIARAS & CHAPÉUS
Se tem algo que sempre chama a atenção do público em eventos que contam com a presença da realeza, são os chapéus e tiaras. O chapéu, segundo o código de vestimenta real britânico, é um acessório obrigatório às mulheres da realeza em eventos formais ou ocasiões especiais. Após às 18h, não podem mais ser utilizados, entrando em cena as tiaras – usadas apenas por mulheres casadas, em eventos formais.

+++ Vestido de casamento da Princesa Diana agora poderá ser visto em exposição
 

 

CORES VIBRANTES PARA A RAINHA
Como destacar uma pessoa importante em meio à multidão? As cores vibrantes escolhidas para os looks da Rainha, além de representarem sua personalidade, também chamam a atenção – seja dos súditos que desejam vê-la, ou dos seus próprios seguranças.  

 

 

CASUALIDADE NA REALEZA
O jeans não é sinônimo de casualidade, quando se trata da família real. Apesar de não ser uma peça proibida, é mais indicado às mulheres que utilizem vestidos ou calças com jaquetas, enquanto os homens se vistem com calças de algodão e camisa de gola – acompanhadas por um blazer.

+++ Kate Middleton recicla camisa usada no seu ensaio de noivado há mais de 10 anos
 

 

É PROIBIDO ROUPAS DE PELE
Foi no século 12 que o rei Eduardo III proibiu a família real de utilizar casacos – ou outras peças – feitas com pele animal. A regra já foi quebrada algumas vezes – em especial pela duquesa Kate Middleton e pela Princesa Anne. Meghan Markle nunca foi vista vestindo roupas de origem animal, sendo defensora do veganismo da moda. Já a rainha Elizabeth, em 2020, decidiu não utilizar mais pele de animais em suas roupas.
 

CÓDIGO DE VESTIMENTA INFANTIL
Independente do clima, o príncipe George sempre está de bermuda. Isso porque, até os 8 anos de idade, meninos devem vestir somente shorts ou bermudas, e meninas apenas vestidos. Isso porque as calças compridas, quando utilizadas em crianças, são vistas como um look “classe média suburbana”; além de as calças serem destinadas aos homens já maduros.

+++ Tiara real italiana arrecada R$ 8,7 milhões em leilão na Suíça

 

DENTRO DA MALA, UMA PEÇA DE ROUPA PRETA
A regra diz que em todas as viagens oficiais ao exterior, é obrigatório que se leve uma peça de roupa preta, para caso haja a morte de alguém, a realeza possa prestar luto, vestindo roupas pretas em todos os momentos. Essa regra foi imposta durante uma viagem da rainha Elizabeth, onde foi noticiada, durante uma viagem, sobre a morte do seu pai. Sem sequer uma peça de roupa preta em sua mala, Elizabeth não tinha como descer as escadas do avião e comparecer ao velório com roupas comuns. Para que não ocorra mais momentos desconfortáveis como esse, em viagens, dentro da mala real sempre haverá uma peça de roupa preta.

 

Sair da versão mobile