moda   / REVISTA MANEQUIM 735

Volume e formas assimétricas: veja como apostar nas tendências do momento na hora de confeccionar uma peça

Estilista Heloisa Faria faz coleção inspirada no universo feminino em toda a sua pluralidade

Texto de SIMONE SERPA para REVISTA MANEQUIM, edição 735 Publicado terça 9 fevereiro, 2021

Estilista Heloisa Faria faz coleção inspirada no universo feminino em toda a sua pluralidade
Como apostar no volume e nas formas assimétricas ao produzir looks - Fotos: ARIANA LIMA

Ah, a beleza do volume! Roupas com modelagens experimentais, formas assimétricas e esculturais saem do ateliê da estilista Heloisa Faria em coleção inspirada no universo feminino em toda a sua pluralidade. No 45º desfile da Casa dos Criadores, ela trouxe uma moda forte e expressiva para a passarela.

+++ ''Já me sinto parte da revista'', brinca Regiane Alves, capa da Revista Manequim pela sexta vez

CAMADAS SOBREPOSTAS

O tule bordado, cortado em faixas franzidas e sobrepostas, exibe, na monocromia, sua leveza e assimetria discreta. Em algumas partes, o forro mais curto revela a transparência do tecido principal. O conjunto exibe volume e fluidez, valorizando elegância e conforto nas festas.

revista manequim

VESTIDO-ESCULTURA

O modelo, também de algodão resinado, tem essas pregas profundas que formam as dobras da frente. Na parte interna, há um outro vestido tomara que caia, com decote coração cortado e forrado em sarja. O tecido resinado deixa a frente armada, mas quem não encontrá-lo pode usar barbatanas para garantir o formato bem estruturado.

+++ Vasos-cabeça ou Pensamentos verdes: conheça essa tendência mundial e se inspire em algumas criações

revista manequim

Vestido 126, tamanho 40, na Revista Manequim, edição 735

EFEITO ENVELOPE

O tecido, algodão resinado, deixa a saia armada. A modelagem é fácil: são apenas duas partes, lado direito e esquerdo, que é
mais curto. O que ajusta a peça e cria o efeito clochard é a faixa da cintura, presa em uma parte da saia, como indicado no molde, e com passantes nas costas para garantir que fique no lugar certo.

Revista Manequim

Saia 127, tamanho 44, na Revista Manequim, edição 735

CORTE BOYISH

De versatilidade inegável, o coletão mais parece uma jaqueta sem mangas. O algodão resinado deixa o molde, de corte amplo,bem encorpado. A peça tem pesponto da mesma cor e, no acabamento da cava, foi usada uma tira de tecido cortada a fio. Aqui ele se harmoniza com body e short justos.

REVISTA MANEQUIM

Colete 128, tamanho 42, na Revista Manequim, edição 735

FORMANDO ONDAS

A roda da saia fica toda armada por causa do tecido, algodão com uma camada de resina. Volume equilibrado pelo top justíssimo e bem estruturado com estampa patchwork. A peça tem bolsos e barra bem marcados por pespontos com linha do mesmo tom.

revista manequim

MODA DE ATITUDE E EXPRESSIVIDADE

Heloisa Faria é um dos nomes que se destaca na moda autoral da atualidade. E sempre teve atitude: quando saiu do curso de moda, da faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, formou um coletivo n(P’tit) com mais três estilistas e, com eles, chegou a realizar dez desfiles. Mas partiu em voo solo, abriu ateliê próprio e, sob a sua marca, já elaborou dez coleções, apresentadas em sete desfiles. Na coleção exibida na 45ª Casa dos Criadores, ela mergulhou nas pesquisas sobre o universo feminista para desenvolver uma série de modelos cheios de força e expressividade e usou a moulage como uma das técnicas de construção das roupas. Apostou na exploração de novas modelagens, formas e volumes. A assimetria foi um dos pontos de destaque nas roupas, que incluem a escolha cuidadosa dos tecidos e acabamentos para construção de cada peça. Heloisa, que acredita na vestimenta como uma segunda pele, defende a individualidade e as peculiaridades de cada corpo, por isso abre em seu ateliê espaço para encomendas, peças sob medida, seja para eventos especiais, seja para representar a identidade de uma marca, desenvolvendo uniformes, por exemplo, e também figurinos. Como estilista moderna que é, importa-se com a sustentabilidade, que inclui a atemporalidade, o upcycling, o reaproveitamento e a valorização do vintage.

Revista Manequim - editorial de moda


Fotos ARIANA LIMA
Edição de moda CRISTIAN HEVERSON
Texto SIMONE SERPA
Beleza PAULO RENSO
Consultoria técnica CRISTIANE LARA
Modelo: KETLIN KRUGER (FORD MODELS)
Assistente de fotografia: EVERTON SÁ

Último acesso: 20 Sep 2021 - 11:15:01 (1043909).