Publicidade

4 detalhes na maquiagem que dão efeito de rosto envelhecido e você pode evitar facilmente

A influencer Lívia Sampaio ensina como evitar cada um deles na make do dia a dia

Quais detalhes na make podem te envelhecer? Confira! – Freepik/ azerbaijan_stockers

É verdade que os produtos de maquiagem podem ser grandes aliados para deixar a aparência mais jovem. Por outro lado, pesar a mão ou cometer pequenas falhas no dia a dia pode, inclusive, te dar alguns anos a mais sem você querer. 
 
Por isso, a influenciadora Lívia Sampaio reuniu os detalhes que, geralmente, são vistos como erros de maquiagem, porque envelhecem o rosto. Mas calma: eles podem ser facilmente evitados. Confira a seguir!

Publicidade

+++ Tendência para o inverno? 8 looks com saias longas de crochê para você se inspirar
 
Excesso de lápis preto

O lápis preto na linha d’água dos olhos é um grande clássico entre as mulheres. Porém, em excesso, é capaz de deixar o olhar pesado e intensificar a área das olheiras, que podem ficar mais escuras e marcadas.

“Além disso, para quem tem olhos pequenos, o lápis preto dá impressão de um formato ainda menor. A dica para fugir do olhar cansado é aplicá-lo por fora, rente à linha dos cílios, ou então usar uma sombra esfumada nesta região. Mas se você não abre mão do lápis, opte por um tom mais suave, como o marrom”, afirma.
 
Pesar a mão na base

Outro erro que pode te deixar com uma aparência mais velha é fazer várias camadas de uma base que tenha alta cobertura, naquele estilo make “reboco”. Mesmo que o objetivo seja esconder espinhas e cravos, por exemplo, muita gente acaba exagerando na quantidade de produto. 
 
“O resultado disso é marcar ainda mais as linhas de expressão. Se você não estiver satisfeita com as marquinhas, um truque é usar corretivo por baixo para disfarçar aquelas mais aparentes”, ensina.

Publicidade

Sobrancelhas muito marcadas

Sobrancelhas grossas e bem preenchidas são as queridinhas das mulheres atualmente. Mas exagerar no contorno e na marcação das pestanas pode dar um aspecto falso e deixar o olhar pesado. 
 
“Também é comum que se use o tom errado para preencher os fios. É preciso atenção na hora de escolher o tom, pois, caso não harmonize, a aparência vai ficar bem menos jovial”, avisa Lívia.

+++ Parecem até mãe e filha: saiba mais sobre a sósia mirim de Marina Ruy Barbosa​
 
Usar apenas sombras com brilho

Publicidade

Não é novidade que as sombras com brilho estão com tudo, seja com efeito metalizado, cintilante ou glitter. No entanto, usá-las sozinhas nas pálpebras, sem marcar a linha do côncavo ou combinar com sombras mais escuras, que dão profundidade ao olhar, pode não ser uma escolha tão legal.
 
“Essa make costuma deixar o semblante cansado, uma vez que deixa os olhos chapados e sem forma. É sempre uma boa pedida criar jogos de luz e sombra com cores mais quentes frias em partes diferentes do olhar, indo desde as pálpebras ao canto interno dos olhos”, completa a influencer