beleza   / Cuidado com a estação

Assim como as folhas caem no outono, seus fios podem cair mais na estação; saiba o que fazer

A tricologista Viviane Coutinho explica que os cabelos precisam de cuidados específicos em cada época do ano, de acordo com as estações

MANEQUIM Publicado quarta 31 março, 2021

A tricologista Viviane Coutinho explica que os cabelos precisam de cuidados específicos em cada época do ano, de acordo com as estações
Queda de cabelo no outono: saiba como lidar - Freepik

"O outono é sempre igual, as folhas caem no quintal..."

A dupla Sandy & Junior alertou nessa música tão conhecida que as folhas caem nessa estação de tempo seco, mas o que talvez ninguém tenha te avisado ainda é que, além das folhas, outra coisa que cai é o cabelo. 

Pois é!

É o que explica Viviane Coutinho, tricologista e especialista na saúde dos fios.

“Os raios solares precipitam ou aumentam a queda dos cabelos de um a quatro meses depois de seu ápice, que é o verão. Três meses depois vem o outono, trazendo o chamado eflúvio telógeno decorrente do sol de verão”, afirma. Ela defende que o clima faz com que os cabelos sofram variações constantes ao longo do ano e precisem de cuidados específicos em cada época.

“Durante o outono, por exemplo, a temperatura alterna muito entre dias secos, ensolarados e mais frios, contribuindo para o ressecamento e queda dos cabelos. Portanto, os cuidados precisam ser redobrados”, aponta.

Outros fatores também contribuem para uma maior fragilidade dos fios, como as próprias exposições ocorridas no verão sem a devida proteção. Nesses meses mais frios, os cabelos ainda ficam mais ressecados pela diminuição da frequência de lavagens e pela água do chuveiro ser mais quente.

“Isso acaba estimulando a oleosidade do couro cabeludo e causando disfunções que podem provocar queda capilar. O ressecamento, por si só, leva à quebra dos fios. Portanto, os cabelos cacheados sofrem mais nesta época, pois já são naturalmente secos", ressalta. Viviane destaca cinco dicas principais para manter a saúde capilar e conter a queda dos fios durante o outono.

Invista em um cronograma capilar potente

O cronograma capilar é uma técnica de cuidados que vale a pena incluir na rotina, especialmente no outono. "Nessa época, vale priorizar a parte de nutrição do cronograma. O ideal é escolher máscaras de tratamento à base de óleo, como o de abacate", orienta a profissional.

Higienize seu cabelo regularmente

O cabelo deve ser lavado com frequência no outono, para não acumular resíduos no couro cabeludo e manter a região higienizada. “O ideal é higienizar os fios cerca de 4 vezes por semana, intercalando os dias”, indica Viviane.

Lave o cabelo com água fria ou morna

"Usar a água com uma temperatura mais amena para lavar os cabelos também ajuda", lembra a tricologista. “As temperaturas altas da água, comuns no outono, deixam os fios mais ressecados e o couro cabeludo, mais oleoso. Uma água mais morna ou mais fria é ótima para manter o cabelo com aspecto bonito e brilhoso.”

Saber a temperatura certa ao secar os fios capilares

Por conta do clima mais ameno, é comum secar os fios com a ajuda do secador nesta época do ano para agilizar o processo. Dormir com o cabelo molhado, inclusive, é um hábito que deve ser evitado. “Nesses casos, manter o nível adequado da temperatura do secador, e até mesmo da chapinha ou do babyliss, também é essencial para manter as madeixas saudáveis”, pontua.

Caso haja muita queda, procure um especialista

Se a queda dos for acentuada e chamar a atenção, é importante marcar uma avaliação capilar para investigar as causas do problema. “A partir dessa etapa, o especialista faz um acompanhamento do tratamento proposto, que é totalmente personalizado e voltado para as necessidades do couro cabeludo e da fibra capilar”, acrescenta. “Sem deixar os cuidados básicos de lado, é possível ter um cabelo saudável não só no outono, mas durante o ano todo.”

Último acesso: 06 Dec 2021 - 00:07:48 (1044058).