Publicidade

Cabelos danificados: como resolver? Luigi Moretto ensina

Cabelo danificados não são bem-vindos na vida de uma mulher, não é mesmo? Então, vamos solucionar esse problema a partir de hoje com as dicas do Luigi Moretto

Cabelos danificados: como resolver? – Freepik/ @Cabelos danificados: como resolver?

O uso prolongado de secadores de cabelo, tinturas, fixadores, grande exposição ao sol, estresse, dieta pobre, poluição e por aí vai. São inúmeras as agressões que os cabelos podem sofrer todos os dias e um cabelo danificado é o cabelo que perdeu a saúde, o brilho e a suavidade e precisam recuperar tudo isso. Essa tarefa não é tão simples, mas entendendo os detalhes de todos os produtos e ações para cabelos danificados, os fios podem ser recuperados em grande estilo.

Publicidade

+++ Prender o cabelo de forma errada pode levar à queda dos fios; cuidado!

O QUE SÃO ESSES DANOS?

Alguns cabelos danificados são ásperos ao toque, opacos, difíceis de pentear e com ausência de escamas na cutícula. Este tipo está geralmente ligado à secura e foto-oxidação, ou seja, perda de cor e brilho. 

O cabelo quebradiço, por outro lado, são aqueles em que a própria estrutura da proteína é modificada, tornando os cabelos mais sensíveis às agressões externas.  

Publicidade

Mas entre os tipos mais comuns de cabelo danificado está o das pontas duplas. Nestes casos, as pontas dos cabelos ficam tão secas que se rompem e se forma uma rachadura que pode se esticar por vários centímetros.

+++ Mulher de fases: para cada etapa da vida, um novo cuidado com o cabelo

O QUE FAZER COM O CABELO DANIFICADO

Evite as químicas muito agressivas que desidratam o cabelo, o tornam muito frágil e com tendência a quebrar como os alisamentos e permanentes. A dica é deixar os fios ao natural, entendendo que todo cabelo tem a sua beleza nata.  

Publicidade

Na hora de lavar evite esfregá-los com força durante a lavagem, mas concentre-se em massagear a pele. Depois, seque-os com uma toalha, sem apertar os fios contra a toalha.   

O uso de condicionador é essencial para garantir hidratação e maciez aos cabelos. Deve ser aplicado com muito cuidado principalmente nas pontas, que secam mais facilmente, até que se quebrem ou rachem.  

Já o secador, vale tentar evitá-lo totalmente, deixando os cabelos secarem naturalmente ou ajustá-lo para uma temperatura média e respeitar a distância de 20 cm do aparelho até os fios. 

Publicidade

Troque as escovas com cerdas de plástico, que puxam os cabelos e quebram, causando sérios danos, por um pente de dentes largos e penteie-os sem puxar ou tentar desemaranhar os nós com força começando de baixo e depois vá de cima para baixo.

+++ Assumiu o cabelo natural, de uma vez por todas? Saiba como cuidar dos fios para manter o volume belíssimo

Invista em hidratações diárias como uso de uma boa máscara reparadora, antitérmicos finalizados e uma dupla de shampoo e condicionador indicado para o tipo exato de cabelo. E claro, sem esquecer que um cabelo danificado precisa passar regularmente por um salão de beleza, já que em alguns casos, o tratamento profissional pode ser uma das únicas salvações para determinados casos!

Publicidade

Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.