Publicidade

Dicas de Hair Stylist: Como cuidar dos cabelos durante os exercícios físicos?

Para as mulheres que treinam, uma dúvida muito presente é: lavar ou não os cabelos após o exercício físico? Ou, até mesmo, prender ou não os fios em rabo de cavalo? Luigi Moretto tira essas dúvidas hoje

Como cuidar dos cabelos durante os exercícios físicos? – FREEPIK

Pode parecer simples, mas assim como praticar alguma atividade física, por exemplo, cuidar corretamente do cabelo deve fazer parte da sua rotina. Afinal, você quer que eles estejam lindos sempre, não é mesmo?

Publicidade

Por isso, hoje vamos unir os dois assuntos e conversar sobre como manter os fios saudáveis, mesmo em contato diário com suor, em uma rotina intensa de exercícios físicos. 

CABELO X EXERCÍCIO FÍSICO

Seja na academia ou ao ar livre, quando se pratica atividades físicas, a tendência é que o suor se acumule no couro cabeludo. Para evitar danos capilares ou mesmo prejuízos estéticos, algumas dicas podem salvar suas madeixas.  

A primeira dica é: saber prender!

Além de atrapalharem a execução dos movimentos, os fios soltos geram ainda mais calor durante o treino. Mas, atenção, não tracione e pressione demasiadamente o fio, pois a tração é um dos fatores prejudiciais à saúde capilar, principalmente se o fio é repuxado com frequência e intensidade. 

Publicidade

+++ Cabelos de primavera! Quais cuidados devo tomar com os fios na estação mais florida do ano?

No mais, há, também, a perda de cabelo principalmente nas têmporas, nuca, atrás das orelhas e da franja. Assim, a dica é investir em um prendedor que não cause atrito com o fio e prender o cabelo de forma mais frouxa. 

Se você gosta de treinos ao ar livre, os fios devem ser protegidos com produtos específicos que contenham filtro soltar, já que a exposição intensa à radiação solar causa diferentes danos ao cabelo, como ressecamento, perda da cor, opacidade dos fios e maior tendência para embaraçar, dificultando na hora de pentear. Além de, claro, queimar os fios e prejudicar a coloração – caso haja.  

Publicidade

E nada de preguiça!

Após o treino, não considere não lavar os cabelos com o pensamento de que ‘amanhã vou treinar de novo e suar tudo novamente’. A limpeza do couro cabeludo é fundamental, mesmo em atividades que não suam tanto, pois durante a atividade física o couro cabeludo acumula suor – por menor que seja a quantidade – e pode gerar diversos problemas por dificultar a transpiração capilar. E a dica se estende pra quem tem cabelos secos e não tem costume de lavar diariamente, já que a falta de lavagem pode agravar quadros de dermatite seborreica, resultar em fraqueza do fio e coceira, além de afetar diretamente a beleza dos fios.  

Lembre-se: o cuidado com a saúde do corpo deve estar diretamente alinhado com a saúde dos cabelos.

Publicidade

Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

Publicidade

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.