Publicidade

Linda, loira e com cabelo saudável: o que fazer antes, durante e depois de clarear os fios

Na coluna desta semana, Luigi Moretto conta com o que você precisa se preocupar antes de se tornar a nova loira do pedaço

O que fazer antes, durante e depois de clarear os fios para ter o cabelo saudável – Instagram/ @carladiaz/ @gioewbank/ @loreimprota

Pode parecer que não é possível, mas eu garanto: ter cabelos loiros não é sinônimo de cabelos quebradiços, secos e sem vida. Dá sim para ter as madeixas descoloridas, mas é preciso cuidar para ter cabelos saudáveis, sedosos e maravilhosos.

Publicidade

Da preparação ao clareamento e cuidados pós-procedimento: eu vou te contar tudo que você precisa saber para manter os fios saudáveis, de uma vez por todas.

Não posso negar que apesar de cuidar dos cabelos mais coloridos possíveis, me especializei em loiras e as mechas são a minha paixão. Para mim, entrelaçar fios entre uma cor e outra é uma verdadeira obra de arte, mas é necessário cuidar de cada etapa até que as luzes brilhem por aí.

+++ Crespos, cacheados e ondulados: Entenda os tipos e subtipos dos fios e o que usar em cada um deles

E por que os cuidados precisam ser intensificados?

Publicidade

Para fazer a descoloração é preciso abrir a cutícula do cabelo e remover os pigmentos da cor natural. Isso é feito com solução em água oxigenada ou descolorante. O nível de clareamento depende do tempo que o cabelo precisa ficar nesta solução – e é isso que pode danificar os fios. Por isso, é necessário o máximo de cuidado antes, durante e depois do clareamento.

Antes

O cabelo precisa ser estudado, já que a compatibilidade química depende muito dos procedimentos prévios que foram realizados. A química capilar muda o DNA dos fios, abrindo as cutículas e fragilizando as ligações de proteínas que os formam.

Publicidade

É importante fazer máscaras com frequência utilizando produtos que reconstroem a fibra capilar à base de queratina, proteína e aminoácidos, além de, claro, um acompanhamento de perto com um profissional de confiança.

Durante

A procedência dos produtos que serão usados no processo da loirisse são de extrema importância já que quando os fios são clareados, o descolorante quebra as ligações de proteínas do cabelo, mas para evitar isso, existem produtos que funcionam como escudos de proteção que ainda ajudam a fortalecer as ligações das proteínas e, portanto, as protege e evita que elas quebrem na remoção do pigmento. 

Publicidade

+++ Argan? Karité? Jojoba? A verdade sobre os óleos mais comuns do mercado para os cabelos 

Depois 

Não adianta sair do salão é só voltar depois que a raiz ficar evidente para retocar. Os cuidados em casa são essenciais para manter a saúde e a beleza dos fios. 

Publicidade

Investir em hidratação, boa máscara reparadora, anti-térmicos, finalizadores e uma dupla de shampoo e condicionador indicado para loiras fazem total diferença. 

E claro, em alguns casos, os matizadores podem ser os melhores amigos das loiras, já que são produtos com pigmentos que ajudam a manter a cor que o tempo e os agressores como sol e poluição, acabam oxidando as madeixas, deixando a cor amarelada ou alaranjada.

E, por último, mas nunca menos importante: as visitas regulares ao salão de beleza garantem o bom loiro entre os fios. 

 


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!