Publicidade

Seus cabelos caem mais no tempo frio? Especialista revela o porquê e mostra como lidar com a queda durante o outono/inverno

Na coluna desta semana, o Hair Stylist Luigi Moretto nos ensinou como evitar a queda dos fios durante os dias com temperaturas mais baixas

Seus cabelos caem mais no tempo frio? Especialista revela o porquê e mostra como lidar com a queda durante o outono/inverno – Freepik

É normal os fios caírem mais no outono e no inverno e passarem da média considerada normal de 100 fios de queda por dia. Mas se você dedicar um pouquinho mais de cuidado, a cabeleira sofre menos no tempo mais frio. 

Publicidade

A título de curiosidade, o cabelo possui sensores para luminosidade responsáveis por favorecer o crescimento dos fios. Com a chegada do outono e a consequente diminuição da luz solar, a tendência é que nosso cabelo perca força e caia.

Por mais que seja mais gostoso um banho mais quente, a alta temperatura da água pode irritar o couro cabeludo e aumentar a produção das glândulas sebáceas – as grandes responsáveis pela oleosidade. Tente tomar um banho morno, sempre!

E nem pense em pular a lavagem porque está com frio ou preguiça. É a frequência de lavagem e o tipo de shampoo e de outros produtos bem indicados para cada tipo de cabelo que vão garantir fios mais saudáveis. 

Sempre que lavar, seque os fios e JAMAIS durma com o cabelo molhado – isso pode aumentar a produção e proliferação de fungos e bactérias causadoras de dermatites e caspa.

Publicidade

Mas atenção também com a temperatura do secador quando for fazer isso. O calor excessivo pode desnaturar a queratina, principal proteína do cabelo. É ela a responsável pelas propriedades mecânicas dos fios, como elasticidade e resistência. 

Deixe o secador a uma distância de 15 centímetros dos fios e não fique com o secador parado em uma mecha por muito tempo – isso pode queimar os fios. 

Anotou as dicas? Lembre-se que a preguiça é inimiga dos fios bonitos e saudáveis.

Publicidade

Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

Publicidade

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos”.

Publicidade