Publicidade

Tempo seco também reflete nos cabelos! Hair Stylist dá dicas VALIOSAS para lidar com os fios nos dias mais quentes

Na coluna desta semana, Luigi Moretto mostrou como a ação do tempo seco se manifesta na saúde das madeixas, que acabam ficando ressecadas e com pré-disposição para o frizz

Tempo seco também reflete nos cabelos! Hair Stylist dá dicas VALIOSAS para lidar com os fios nos dias mais quentes – Freepik / lookstudio

Nesses dias quentes e secos que estamos vivendo, os cuidados com os cabelos também precisam ser redobrados – do mesmo modo como você está (ou deveria estar) intensificando os cuidados com a sua saúde. 

Publicidade

A queda da umidade do ar traz diversos problemas aos seus fios, e isso tudo porque o clima mais seco acaba tirando a umidade natural dos fios. Aliado ao calor, a poluição e ao ar condicionado, os cabelos ficam mais ressecados e com os temidos frizz.

Temos ainda um agravante nesses dias: a exposição dos raios UVA e UVB, que faz com que os cabelos fiquem mais secos e porosos. Com o cabelo torna-se muito seco e acomete as pontas duplas no qual chamamos de tricoptilose.

Mas, afinal, como o clima seco influência no aspecto dos fios?

A falta de umidade no ar e o clima seco vão lentamente roubando a água presente na fibra capilar. Isso, além de desgastar as cutículas e expor o cabelo as agressões do dia a dia, faz com que eles percam a vitalidade celular e se tornem porosos, opacos e sensibilizados.

Publicidade

Esses fios muito secos acabam se quebrando mais facilmente e os prendedores ou elásticos de cabelo – muito comuns nesses dias em que a maioria não consegue deixar as madeixas soltas – podem contribuir ainda mais para isso.

Por isso, sempre que puder, evite prender o cabelo com prendedores, ao invés disso, utilize tiaras. E quando quiser fazer um rabo de cavalo ou uma trança, evite os elásticos que tenham aquela parte de metal, pois ao tirar o elástico o fio vai quebrar.

No mais, algumas dicas que deixo aqui podem te ajudar a passar por dias sem grandes danos. Veja só:

Publicidade

HIDRATAÇÃO: utilize xampu e condicionador de boa qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo. Hidrate os fios com regularidade;

ALIMENTAÇÃO: prefira alimentos ricos em proteínas e evite consumir gorduras e açúcares em excesso;

BANHO: evite temperaturas elevadas e banhos prolongados. A água morna é a ideal;

Publicidade

SECADOR: utilize um protetor térmico ou reparador de pontas antes de secar os cabelos. Não coloque a temperatura no máximo e nem aproxime o aparelho demais dos fios;

HORA DE DORMIR: não durma com o cabelo molhado, a umidade acaba com a cabeleira saudável.

Cuidem-se!

Publicidade

Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!