Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Hidratação power!

Umectação capilar: tudo o que você precisa saber sobre esta hidratação poderosa feita à base de óleos

O colunista da Manequim Luigi Moretto citou quais óleos podem ser usados no processo e ainda mostrou passo a passo de como aplicá-los e retirá-los do cabelo

MANEQUIM Publicado quinta 22 abril, 2021

O colunista da Manequim Luigi Moretto citou quais óleos podem ser usados no processo e ainda mostrou passo a passo de como aplicá-los e retirá-los do cabelo
Umectação capilar: Hair stylis explica tudo o que você precisa saber sobre esta hidratação poderosa feita à base de óleos - Foto de Karolina Grabowska no Pexels / Flicker

Final de verão e seus cabelos ainda sentem os efeitos do mar, da piscina e do sol?

Se mesmo após hidratar seus cabelos os fios continuam sem sentir nenhum efeito, é porque, de fato, você precisa recorrer a algo mais intenso.

E eu posso te ajudar com a solução. Você já ouviu falar em umectação capilar?

Essa é uma super técnica com óleos vegetais que tem o objetivo de nutrir, hidratar e fortalecer os fios que estão danificados. Para simplificar, é nada mais nada menos que um tratamento com óleos vegetais bem poderoso que vai salvar os seus fios. Vou te ensinar!

Os óleos vegetais que são utilizados para essa técnica são basicamente: óleo de coco, de rícino, de argan, de oliva, de canola e de girassol.

Mas, porque os óleos? Eu te explico: esse tratamento serve como um complemento a oleosidade natural dos fios por isso geralmente é feito com óleos, assim o ressecamento, que é combatido de maneira mais eficaz com essa técnica.

É uma excelente opção no combate do frizz, que além de deixar o cabelo menos propenso a quebras, vai ajudar a reduzir o atrito entre os fios, combater ao ressecamento e a porosidade, fortalecer a fibra capilar e proporcionar um toque mais sedoso além de um cabelo mais brilhante.

Para dar mais detalhes, vou contar para vocês como é feito o método UCPE: Umectar, Condicionar, Pausar e Esperar.

Eu sei que o grande medo de vocês deve estar sendo deste óleo não sair do cabelo deixando ele oleoso, por isso eu dou uma dica é bem legal para quem tem esse receio. 

Na hora de retirar o óleo, aplique primeiro um condicionador mais leve mecha a mecha e deixe em pausa por mais 20 minutos. No final enxágue com bastante água. Lembrando que para retirar, o uso do shampoo não é proibido, mas recorrer a esse método é a medida mais indicada por facilitar a retirada da umectação já que o óleo sai junto com o condicionador.

Está convencida? Então vamos entender o passo a passo para você fazer agora mesmo:

1-    Dívida o cabelo em quatro partes e comece aplicando o óleo da raiz para as pontas;
2-    Após aplicar em todo o cabelo, massageie de leve o couro cabeludo;
3-    Faça um coque e prenda o cabelo deixando em pausa por, no mínimo, uma hora;
4-    Lave o cabelo ate sair todo o óleo, se for usar shampoo, pode passar até 3 vezes;
5-    Aplicar o condicionador do meio do cabelo para as pontas para finalizar o tratamento.

Quero ainda te lembrar que o óleo vegetal não prejudica o couro cabeludo, ainda que ele não sai dos seus fios completamente e qualquer cabelo pode receber umectação, das lisas as crespas, mas atenção: nem todos os óleos podem ser usados. Consulte sempre um especialista, ok?


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos".

Último acesso: 17 Sep 2021 - 10:54:05 (1044194).