Publicidade

Coronavírus: Posso treinar fora de casa? Confira opinião de infectologista sobre atividades ao ar livre

Saiba quais os cuidados que devem ser tomados ao treinar ao ao livre e pense se as medidas valem a pena

Exercícios ao ar livre podem ser feitos durante quarentena? – PxHere

Com a chegada do novo coronavírus no Brasil, a recomendação dos órgãos de saúde é que fiquemos em casa o máximo possível. Evitar aglomerações e tomar todos os cuidados em relação à higiene pessoal são atitudes indispensáveis em meio a crise mundial que estamos enfrentando.

Publicidade

A atividade física é, sem dúvida, uma prática fundamental durante esse período de isolamento, pois, além de fortalecer nosso sistema imunológico, é capaz de melhorar a circulação sanguínea e prevenir a contração de doenças cardíacas e respiratórias, por exemplo. Existem diversos exercícios que podem ser feitos no conforto de nossas casas, mas ainda assim devemos nos perguntar: é aconselhável praticar determinadas atividades ao ar livre durante a quarentena?

De acordo com a jornalista Gabriela Ingrid, da página VivaBem, do UOL, a prática ao ar livre pode ser feita desde que todos os cuidados sejam tomados. O infectologista e chefe do departamento de infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Alexandre Naime Barbosa, explicou à colunista que o importante durante este período é o distanciamento social. O indicado é que haja uma distância de, no mínimo, dois metros entre cada indivíduo para que não haja contaminação por contato físico através das gotículas que contêm o vírus.

Esportes coletivos devem ser evitados ao máximo. Atividades que utilizam bolas, como futebol, vôlei e basquete, deverão esperar alguns meses para acontecer. Além disso, o profissional da saúde pede cuidado com objetos compartilhados, por exemplo, em parques, como barras de ginástica e bebedouros. O ideal é levar com você uma garrafinha de água e álcool em gel para manter a assepsia.

Pessoas que apresentam sinais de febre, dores de garganta, tosse ou espirro, devem ficar em casa assim como aquelas que fazem parte do grupo de risco, sendo elas fumantes, diabéticos, hipertensos, asmáticos, imunodeficientes, e principalmente os idosos.

Publicidade

O treino ao ar livre pode ocorrer desde que haja consciência! Evite aglomerações, execícios coletivos e tome cuidado com os objetos ao seu redor. Ao chegar em casa, ponha suas roupas e sapato em locais isolados e lave-os assim que possível.