Publicidade

Dicas infalíveis para acertar nas compras em brechó

Quem não gosta de economizar e andar bem vestida? Essa união é possível se você investir em peças de brechó! Anote as dicas para não errar nas escolhas

Os brechós estão oficialmente começando a cair no gosto do brasileiros. Fora do Brasil, a compra em estabelecimentos assim já é popular e não é exclusividade de quem possui baixa renda: os amantes da moda, independente de classe social, adoram a oportunidade de garimpar e pechinchar peças. A tarefa de sair com boas compras não é exatamente fácil, afinal, você encontrará de tudo um pouco e coisas muito distantes do seu estilo, seja ele qual for. Então, anote dicas para não errar:

Publicidade
• Atenção redobrada
As roupas, em sua maioria, são velhas e nem sempre estão bem conservadas. Mesmo se você der de cara com um ícone da década de 1950, por exemplo, não deixe a emoção falar mais alto e procure em cada detalhe pequenos defeitos que podem ser cruciais na sua decisão de levar ou não a peça. 
• Não se deixe levar pelo preço barato
Essa lição vale em qualquer estabelecimento, inclusive para as liquidações de shoppings. É tentador estar com uma peça barata em mãos, mas antes de passar no caixa, pense em como ela irá ser combinada com o restante do seu guarda-roupa. 
• Vintage nunca sai de moda
Mesclar peças atuais com roupas que já atravessaram décadas é um ótimo truque de moda e sempre gera um resultado interessante. Garimpe até encontrar aquele vestido tubinho eternizado por Chanel ou uma jaqueta jeans que certamente arrecadou elogios nos anos 1980. Essas e outras opções nunca saem de moda e podem ser adaptadas facilmente ao seu estilo. 
• Considere a customização
Se apaixonou por uma peça que apresenta alguns defeitos, mas ainda vale a pena? Imagine algumas maneiras de modificá-la e deixá-la ainda mais bonita. Este é o momento de calcular o preço da peça e os gastos futuros e decidir se realmente o investimento é certeiro. 

• Sonha em ter um item de grife? Recorra ao brechó!
O Borogodó Brechó, em São Paulo, e o Youtopia, e-commerce da jornalista Claudia Garcia, são exemplos de brechós que apostam em roupas grifadas para compor suas araras. Além de marcas famosas, é possível encontrar até mesmo it-peças vindas diretamente do closet de famosas. 
• Procure brechós na internet
Redes sociais como Facebook e Instagram reúnem centenas de brechós pessoais – as pessoas decidem renovar o guarda-roupa e colocam o que não será aproveitado à venda. Nestes casos é possível pedir fotos detalhadas do produto e certificar-se do caimento no corpo antes de efetuar a compra. Outros modelos de brechós também já estão pipocando na internet: o site Enjoei é um destes exemplos e reúne produtos de todos os tipos.
Palavra de quem entende
Érika Nigro, estilista e proprietária do Borogodó Brechó, contou quais são as peças queridinhas que você deve procurar na sua próxima passagem por um brechó: 
• Estola de pele
Ela esteve presente em passarelas internacionais e fica bem tanto com jeans quanto no look festa. 
• Macacão
“Esse one-piece é prático, casual e elegante. A terceira peça pode ser uma jaqueta preta para dar mais bossa ao seu look do dia”, conta a expert. 
• Acessórios atuais
É possível encontrar boas opções de lenços, bijuterias e até bolsas em brechós. “Quando queremos dar um tom mais rocker no look, a bolsa com corrente é a melhor opção. O modelo é o queridinho das it gilrs Olivia Palermo e Kendall Jenner“, revela Érika.