Publicidade

Corrida de rua ou na esteira? Preparadora física explica a diferença, benefícios e riscos de ambas as práticas

Antes de começar a atividade, veja qual se adequa melhor à você

Corrida de rua ou na esteira? Preparadora física explica a diferença, benefícios e riscos de ambas as práticas – Pinterest

Os benefícios da corrida vão desde a melhora do condicionamento físico até fortalecimento muscular, que protege a coluna!

Publicidade

Asfalto, esteira, ao ar livre, em uma academia, sozinho ou em dupla, faz com que sua prática seja democrática e para todos os gostos, mesmo tendo discussões sobre qual modo é melhor ou possui menos riscos.

“Não adianta fazer algo em que você não sente prazer naquilo ou tá achando monótono. Correr é algo dinâmico, que gera prazer”, contou a preparadora física Amanda Biuger. Ou seja, correr ao ar livre pode dar uma motivação maior do que realizando o exercício na esteira.

+++ Twin set: a tendência dos anos 30 que voltou com tudo no outono de 2021

+++ Pijama e estilo combinam? Sim! Estilista cria coleção elegante e confortável de ‘roupas para ficar em casa

Publicidade

RUA

Além disso, de acordo com a especialista, correr na rua permite ter um gasto calórico maior, já que o asfalto tem maiores irregularidades nos terrenos e aumento da resistência, pois quanto mais rápido, acontece mais atrito com ar.

Publicidade

“Praticar corrida no ar livre tem um impacto maior que, para atletas ou pessoas que praticam com frequência, se torna positivo devido ao aumento na sua resistência e força. E com isso, consequentemente, melhora sua técnica”, explicou.

Embora possa ser tentador se exercitar na rua por trazer mais benefícios e até mais gastos calóricos, Amanda Biuger recomendou que iniciantes e indivíduos que estão se recuperando de alguma lesão, escolham a esteira.

ESTEIRA

Publicidade

“A esteira minimiza a intensidade do esforço devido ao aumento no impulso gerado pela mesma e não só isso, ajuda o indivíduo na coordenação motora e no condicionamento. Devido ao trabalho do aparelho, o impacto é menor e a chance de ocorrer alguma lesão ou acidente também diminui”, destacou.

Na esteira, se tem uma maior comodidade, percepção de movimentos como pisadas, balançar dos braços, respiração, além de ser possível controlar a intensidade e velocidade do treino, o que facilita a realização do exercício.

Publicidade

Também há uma diferença na mecânica da corrida na esteira onde é preciso apenas se preocupar em correr na vertical enquanto que na rua é necessário projetar o corpo para frente e assim aumentar a força muscular necessária.

A especialista ressaltou que há riscos nas duas modalidades, e que antes de iniciar a prática, é importante consultar um profissional para um check-up geral, para ter maior segurança, e escolher um bom tênis, com amortecimento adequado para o seu peso. 

“Os fatores ambientais são os principais causadores desses efeitos negativos, como por exemplo, a temperatura – muito frio ou muito quente –, que pode interferir no treino, levando a uma desidratação ou insolação, por exemplo. Irregularidade nos terrenos, como buracos ou outros imprevistos também podem ocasionar acidentes locais, como uma torção”, alertou Amanda, que ainda reforça  ser essencial se hidratar e levar sempre uma garrafinha de água ou parar em algum momento. Principalmente em dias mais ensolarados.

“O vestuário também influencia bastante, o tipo de roupa em que se usa e o tipo de tênis. Esses itens podem ajudar ou prejudicar no desempenho da corrida. A distração é algo que pode ocorrer naturalmente, mas se faltar concentração, podem ocorrer acidentes ou lesões”, finalizou.