Publicidade

Emagrecimento saudável: como manter o peso e não se tornar refém do efeito sanfona

Nutróloga Dra. Cristiane Coelho dá dicas para manter o peso e ficar de bem com a balança de uma vez por todas

Como evitar o efeito sanfona após o emagrecimento? – Freepik/ jcomp

Praticar atividades físicas, fazer dieta, emagrecer alguns quilos e depois voltar a engordar… Esta é a realidade dos reféns do efeito sanfona. Perder um considerável percentual de peso e depois superar os quilos perdidos é uma situaçnao muito comum, que tem explicação científica, mas também pode ser evitada.

Publicidade

Quando há uma redução muito brusca de gordura corporal, o organismo não entende esse novo número na balança como normal e faz de tudo para voltar ao peso anterior (a gordura é um estoque de energia que o corpo busca manter para uma emergência). Assim, o metabolismo diminui e o apetite aumenta. Come-se mais e o corpo passa a gastar menos energia (mesmo fazendo as mesmas atividades de sempre), sobrando assim, calorias que serão estocadas em forma de gordura.

COMO EVITAR

O planejamento e a orientação de um especialista são fundamentais para evitar que isso ocorra. Dessa forma, é possível restringir as calorias aos poucos, juntamente com a adequação de outros nutrientes fundamentais. De acordo com a nutróloga Dra. Cristiane Coelho, a primeira recomendação é equilibrar a dieta com o consumo de nutrientes como gorduras e carboidratos em geral, que favorece o aumento de peso.

Praticar atividade física regularmente também pode ser a solução.  

Publicidade

“Este hábito ajuda a manter o peso corporal por aumentar o gasto calórico e auxiliar no controle de estresse e apetite”, afirma Coelho.

Aliar estes hábitos ao consumo de líquido é ideal para eliminar toxinas e para o bom funcionamento do metabolismo.

O QUE NÃO PODE FALTAR NO DIA A DIA?

Publicidade

A especialista recomenda ingerir diariamente líquidos saudáveis como água, chás naturais feitos por infusão ou decocção (depende da erva), além do consumo de água de coco.

O consumo de três frutas diferentes por dia e verduras variadas, cruas e cozidas, no almoço e jantar é outra recomendação para obter vitaminas e minerais essenciais ao metabolismo.

O QUE NÃO FAZER

Publicidade

Coelho ainda aconselha não abusar dos alimentos calóricos, pois além de aumentar a gordura corporal, não contribuem em nada para a saúde.

“Evitar bebidas alcoólicas, alimentos ultraprocessados como biscoitos recheados, doces, salgadinhos, molhos industrializados. Mantenha o foco no seu objetivo! Não desista”, conclui a especialista.


Dra. Cristiane Coelho Ognibene

Publicidade

Com 20 anos de experiência, a Dra. Cristiane Coelho tornou sua clínica uma das mais concorridas de São Paulo e a primeira no Brasil a receber os principais lançamentos do universo estético, como Vela Shape III, Legacy entre outros. Ela é referência em nutrologia no Brasil, formada em Nutrologia e é membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da International Colleges For The Advancement Of Nutrition (ICAN). 

Sem prescrever medicamentos sem necessidade, a Dra. defende a alimentação preventiva e exercícios como modo de atingir um corpo saudável.