beleza   / Cuidados com a casa

Que dica! Veja como limpar e conservar seus objetos de prata de uma maneira simples e sem sair de casa

Colares, brincos, anéis, talheres... Veja como limpá-los!

MANEQUIM Publicado terça 1 setembro, 2020

Colares, brincos, anéis, talheres... Veja como limpá-los!
Que dica! Veja como limpar e conservar seus objetos de prata de uma maneira simples sem sair de casa - Pixabay

A prata é um metal precioso utilizado para fazer diversos adereços de joalheria, como colares, brincos, anéis e pulseiras, além de utensílios domésticos, como garfos, facas, colheres, dentre outros vários objetos.

Porém, é comum que, com o tempo, esse material ganhe um aspecto escurecido. Isso ocorre devido a um processo natural que envolve o contato entre a prataria e a água, suor ou até mesmo produtos químicos.

+ VEJA: Diga adeus às roupas mofadas! Veja como tirar o fungo dos tecidos a partir de 5 dicas incríveis

Hoje, nós da MANEQUIM iremos te ajudar a resolver esse problema simples, e o melhor, utilizando opções de produtos baratinhos que você, com certeza, tem em casa! Confira:

LIMPEZA COM BICARBONATO DE SÓDIO

Para essa primeira dica, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma panela com 500 ml de água. Mexa bem. Em seguida, mergulhe seus objetos de prata na solução e ligue o fogo.

Assim que começar a ferver, desligue o fogo e mantenha as pratas de molho até que a água fique morna. Feito isso, retire os objetos da água, enxágue-os com água nova e sabão e deixe-os secar.

LIMPEZA COM SAL, BICARBONATO DE SÓDIO E PAPEL-ALUMÍNIO

Desta vez, em um recipiente, despeje 1 litro de água fervendo, 3 colheres de sopa de sal e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, coloque dentro da solução seus objetos de prata e alguns pedaços de papel alumínio. Deixe de molho por 30 minutos e, por fim, lave com água nova e sabão.

LIMPEZA COM PASTA DE DENTE

Por fim, para dar aquele banho de luminosidade e deixar suas peças de prata brilhando, basta passar delicadamente um pouco de pasta de dente sobre o objeto com a ajuda de uma esponja ou escova. Por fim, retire o produto com água e sabão, e lustre com uma flanela.

DICAS DE COMO CONSERVAR DA MANEIRA CORRETA SUA PRATARIA

Aqui vão algumas diquinhas para você sempre manter seus objetos de prata impecáveis! Aqueles usados no dia a dia, como bandejas e talheres, levem ser lavados com água quente e detergente neutro. Em seguida, secos com um pano macio.

Já para as joias de prata, o ideal é esperar 15 minutos após passar cremes e loções para colocar as peças, não usar prataria enquanto estiver no mar ou na piscina, e armazenar suas joias separadamente umas das outras em um local afastado da luz solar.

Último acesso: 08 Dec 2021 - 09:18:05 (1043216).