Publicidade

Diga adeus às roupas mofadas! Veja como tirar o fungo dos tecidos a partir de 5 dicas incríveis

Para isso, você irá precisar apenas de produtos caseiros e baratos! Confira a matéria

Diga adeus às roupas mofadas! Veja como tirar o fungo dos tecidos a partir de 5 dicas incríveis – Pexels

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto o fato de você deixar uma roupa guardada no armário por um tempo, e quando bate a vontade de usar… ela está mofada!

Publicidade

Mas você sabe o que é o mofo? O mofo consiste em uma matéria orgânica formada por fungos que se desenvolvem em ambientes úmidos a partir da pouca circulação de ar. É comum aparecer em roupas que estão há um bom tempo no guarda-roupa ou que são guardadas ainda úmidas.

+ VEJA: Top guardanapo: conheça a tendência fashion amada e odiada pelas mulheres

Para se livras dessas manchas de mofo, nós da MANEQUIM separamos para você algumas dicas básicas e incríveis, feitas com matérias que você provavelmente tem em casa. Confira:

1 – VINAGRE

Publicidade

Para esta primeira dica, você irá precisar colocar um pouco de vinagre em um pano e esfregar sobre a macha. Caso a peça esteja muito machada, o ideal é que você a deixe de molho numa mistura feita com vinagre diluído em água (você pode usar partes iguais, ou seja, um copo de vinagre para um copo de água) por aproximadamente 20 minutos. Passado o tempo, lave a peça normalmente.

2- BICARBONATO DE SÓDIO

O bicarbonato de sódio é um curinga quando o assunto é cuidado doméstico, certo? Para tirar as manchas mais difíceis de mofo, você pode despejar um litro de água quente em um balde, e então acrescentar uma colher de sopa de bicarbonato. Deixe sua peça de molho nesta misturinha por aproximadamente 1 hora. Em seguida, lave a peça normalmente.

Publicidade

3 – CALDO DE LIMÃO

Como você pode ter notado, os materiais ácidos são os responsáveis por retirar os fungos das roupas. Se não tiver vinagre ou bicarbonato em casa, você pode utilizar um pouco do caldo de um limão sobre a ou as manchas e deixá-la por 1 hora sob a luz do sol. Por fim, lave a peça normalmente.

4 – ÁGUA, AÇÚCAR E ALVEJANTE

Publicidade

Para tirar o mofo das roupas, você ainda pode colocar em um balde 200 ml de alvejante, 200 g de açúcar e 400 ml de água, misturar até que o açúcar se dissolva totalmente, e então deixar a roupa de molho por aproximadamente 30 minutos. Assim como nas dicas anteriores, ao final do processo, lave a peça normalmente.

+ VEJA: Biscoito de fubá com coco e goiabada é opção clássica para acompanhar o cafézinho durante o lanche da tarde

5 – COMO EVITAR QUE SUAS ROUPAS MOFEM

Publicidade

Por fim, iremos apresentar para você algumas dicas para evitar a proliferação dos fungos nas roupas. A primeira, como já citamos no começo da matéria, é não guardar suas roupas ainda úmidas no armário. Deixe que elas sequem naturalmente no varal, e de preferência sob a luz do sol.

De vez em quando, você ainda pode deixar suas portas dos armários abertas, processo que facilita a ventilação. Outro ponto favorável é tirar as roupas dos armários uma vez a cada dois meses para limpar o guarda-roupa internamente. Por fim, para acabar com o excesso de umidade, você pode colocar dentro do guarda-roupa um recipiente contendo bicarbonato de sódio. Troque-o a cada 4 meses.