Publicidade

Bloquinho da pele saudável: Conheça os efeitos do álcool na pele e como cuidá-la após o consumo

Durante o período de folia, além da alta exposição ao sol, o álcool também é um grande vilão para nossa pele; aprenda como recuperá-la pós-Carnaval!

Bloquinho da pele saudável: Conheça os efeitos do álcool na pele e como cuidá-la após o consumo
Bloquinho da pele saudável: Conheça os efeitos do álcool na pele e como cuidá-la após o consumo – Freepik

Os bloquinhos, trios e festas já começaram, e quem ama o Carnaval já está se jogando no glitter! No entanto, apesar de toda a alegria da temporada de folia, esses dias podem fazer com que nossa pele sofra devido à alta exposição solar. Além disso, o excesso de álcool também é um grande vilão, contribuindo para o aparecimento de diversas condições na pele como o aumento da acne, o surgimento de manchas, apresentação de inchaço, entre outros efeitos colaterais.

Publicidade

O nosso corpo é composto por 70% de água e sua presença é de suma importância para o bom funcionamento do organismo, mas quando ingerimos o álcool, ele afeta diretamente essa reserva. Isso acontece, pois para metabolizar uma molécula de álcool etílico, processo semelhante ao da digestão, são necessárias nove moléculas de água. Quando não há água suficiente, ela começa a ser retirada de tecidos periféricos. Dessa forma, traz danos à pele, como o ressecamento, e a longo prazo envelhecimento precoce. Além do mais, as bebidas alcoólicas são diuréticas, ou seja, eliminam mais água do nosso corpo por meio da urina. O resultado disso é uma pele que, além de perder a hidratação, perde o viço.

Bloquinho da pele saudável: Conheça os efeitos do álcool na pele e como cuidá-la após o consumo

Os efeitos colaterais do álcool podem surgir de diversas outras maneiras na nossa pele, como através da inflamação, uma das consequências mais comuns do consumo excessivo. Quando consumimos, nosso corpo passa por um processo de inchaço interno e na pele, ocasionando a impressão de inchaço na região do rosto, auxiliando no surgimento de acnes e enfraquecendo as defesas da pele. Os componentes presentes nos drinks e nas bebidas alcoólicas, em geral, desencadeiam o aumento de insulina no nosso organismo, também gerando desequilíbrios hormonais, como a acne adulta. Além disso, há a dilatação dos poros, que também fazem parte dos efeitos do álcool, deixando a pele exposta a cravos e espinhas.

Por fim, a vermelhidão na pele também é um dos efeitos colaterais que esse consumo excessivo pode ocasionar na pele. Pelo álcool ser um agente vasodilatador, quando ingerido, a substância estimula a abertura dos nossos vasos sanguíneos, auxiliando na aparição de manchas vermelhas na pele, após beber alguns goles de bebida. Caso você sofra com rosácea, o consumo de álcool pode piorar a condição, então, não tem jeito: o recomendado é não consumir!

Preciso parar de beber?

Não! O benefício de saber determinadas informações é que você consegue cuidar da sua pele da forma correta, minimizando os efeitos do álcool. Para trazer mais benefícios, o recomendado é manter a sua rotina de skincare em dia.

Publicidade
Como minimizar os danos?

Beba água e/ou água de coco: consuma pelo menos 2 litros de água por dia, já que o álcool irá retirar o líquido do seu organismo, e não deixe que a reserva seja prejudicada. Tente hidrate-se durante a ingestão de bebidas alcoólicas.

Tenha uma alimentação leve e balanceada: o equilíbrio ajuda na saúde da pele. Além disso, ingerir alimentos de fácil digestão, como maçã, melancia, batata, cenoura, os ovos e legumes cozidos, fazem com que o corpo elimine o álcool com maior rapidez e facilidade.

Atitudes essenciais: antes de sair de casa aplique o protetor solar com fator superior a 30 e lembre-se de reaplicá-lo a cada 2 horas. Para facilitar essa aplicação nos bloquinhos de rua, leve um protetor solar em pó na bolsa. Já ao chegar em casa após toda a folia, siga seu ritual diário de cuidados com a pele. Portanto, limpe, tonifique e hidrate com produtos de acordo com o seu tipo de pele. Além disso, para ter uma recuperação ainda melhor, podemos realizar uma drenagem fácil nessa pele no dia seguinte, com massageadores específicos para a face.

Publicidade

Borrife água ou faça compressas de chá gelado: a água termal e o chá de camomila, por exemplo, podem ser grandes aliados para a pele, que, depois da bebedeira, parece inchada e carece de hidratação. Vale também colocar a água termal na geladeira e borrifá-la no rosto, isso fará com que a pele se acalme.

 

**

Dra. Mariana Veloso

Publicidade

Com a missão de cuidar de seu paciente por um todo, visando sempre o cuidado, saúde e bem-estar, a Dra. Mariana Veloso é graduada pela Faculdade de Medicina 9 de Julho. Além disso, possui Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pós-graduação em Dermatologia pela ISMD. Referência na área de dermatologia e em medicina estética em Sorocaba, onde oferece aos seus pacientes a busca por uma beleza com consciência e naturalidade. Para oferecer o que há de melhor para os seus pacientes, está sempre em busca de atualização, participando ativamente de pesquisas, congressos e eventos. É membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética.

Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade