Alopecia por tração: Conheça a perda de cabelo causada por excesso de penteados feitos de maneira errada
Se você é adepta dos cabelos sempre presos com muita tração, precisa ler isso tudo que Luigi Moretto separou na coluna dessa semana!
Se você é adepta dos cabelos sempre presos com muita tração, precisa ler isso tudo que Luigi Moretto separou na coluna dessa semana!
Como o nome já diz, essa é uma condição de causa perda de cabelos quando estão muito tempo sob tração – ou seja, quando há penteados feitos com frequência, que prendem o cabelo e o puxam muito para trás já que a força física contínua pode arrebentar os fios a médio e longo prazo e, se não houver mudança de hábitos, essa perda dos fios pode se tornar definitiva e sem possibilidade de recuperação.
Isso tudo acontece porque quando há a tração (a força feita para prender os cabelos), pode causar um processo inflamatório no bulbo capilar, que, com o tempo, o tecido local vai sendo substituído por uma cicatriz, que mata definitivamente o fio.
As falhas costumam aparecer na testa e na região das têmporas, mas também podem acometer vários pontos do couro cabeludo aleatoriamente. Quando isso acontece na parte de trás, muitas vezes, pode demorar para perceber o problema, é aí que mora o perigo.
Já em algumas pessoas, quando a perda capilar começa a aparecer, pode causar dor, sensibilidade, descamação e vermelhidão. Tudo isso é decorrente do processo inflamatório na região do couro cabeludo que está sendo afetada.
Mas, não se assuste. Se você é do tipo que não consegue deixar as madeixas soltas por muito tempo, aprenda:
Use o acessório certo: Elásticos revestidos de tecido não causam um atrito tão grande quanto um elástico de borracha e evite presilhas de metal, prefira as plásticas;
Só prenda o cabelo quando estiver seco: Fios molhados são frágeis e se quebram com ainda mais facilidade do que secos;
Não aperte: Dê de duas a três voltas, no máximo, com o elástico;
Durma com o cabelo solto: Isso evita quebra em excesso e até queda pela tração;
Varie os penteados: Vá além do rabo de cavalo e coque para evitar marcas que podem demorar a sair dos fios.
**
Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hairstylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.
Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!