Publicidade

SOS Recuperação dos fios: como salvá-los em poucos passos

Na coluna dessa semana, Luigi Moretto te auxilia como recuperar os fios danificados – ressecados, porosos e etc – com uma hidratação ideal!

Recuperação fios
SOS Recuperação dos fios: como salvá-los em poucos passos – Freepik

Podemos não perceber as agressões que o seu cabelo sofre diariamente, mas dia após dia elas tomam conta da cabeleira desde o couro cabeludo até a última pontinha, tornando necessária aquela recuperação imediata dos fios. Isso é resultado da poluição, do sol, da chuva, do clima, do uso de produtos químicos como alisamentos, descolorações e tinturas e pelos danos provocados pelo uso de aparelhos de calor como secadores, chapinhas, etc.

Publicidade

Ao contrário das causas, que muitas vezes passam despercebidas, os efeitos são facilmente visíveis nos fios mais fracos, quebradiços, com frizz, pontas duplas e aspecto poroso. Mas, tudo isso tem solução. Separei aqui um guia prático de hidratação quem precisar dar aquela salvada nos cabelos.

SOS Recuperação dos fios: como salvá-los em poucos passos

A primeira lição é a frequência que você deve fazer as hidratações. Pode ser semanalmente para quem tem cabelos normais, ou quinzenalmente para quem tem o couro cabeludo mais oleoso. Mas, antes de se jogar em um pote de máscara, lembre-se de higienizar os fios com shampoo. De preferência procure produtos antirresíduos, fazendo a lavagem de forma cuidadosa, para evitar que os fios se quebrem durante o processo. Além disso, prefira ainda lavar durante o dia, e nunca deitar couro cabeludo molhado já que a umidade favorece o surgimento da caspa e a quebra dos fios.

Depois de uma boa lavagem, retire o excesso de água com uma toalha e faça a aplicação da máscara. Sempre a devidamente indicada pelo seu cabeleireiro para o seu tipo exato de cabelo. E também deve ser feita em pequenas quantidades em cada mecha do cabelo, massageando parte a parte suavemente. E não se esqueça de deixar o produto agir de acordo com a indicação do fabricante.

Para ajudar a escolher a melhor máscara de hidratação separei aqui umas dicas básicas para cada tipo de cabelo.

Publicidade
Hidratação para cada tipo de cabelo

Os crespos têm uma dificuldade maior dos produtos chegar às pontas, por isso prefira aqueles com propriedades hidratantes, à base de queratina, elastina ou quinoa. Os fios cacheados precisam contar com propriedades hidratantes como pantenol, manteiga de karité, além de óleos, como de oliva ou argan.

Já aqueles que são quimicamente tratados, passaram por alisamentos, escovas progressivas ou outros, devem usar produtos que ajudam na recuperação dos fios e que tenham com efeitos reconstrutores. E por fim, os fios descoloridos, precisam de produtos fabricados especificamente para cabelos loiros, como a base de camomila ou específicos para ainda evitar o efeito amarelado.

Vale ainda investir na cauterização capilar que também pode ser uma grande aliada da luta para salvar os cabelos. Esse processo precisa ser feito com uma associação de queratina ao calor para fechar os seus poros e acabar com o frizz. Assim, acaba reduzindo o volume e deixando os cabelos mais suaves a suavidade, hidratados e com brilho.

Publicidade

Apesar de podermos realizá-la em casa, recomenda-se que a sua cauterização seja feita no salão para garantir os efeitos. Afinal, se a utilizarmos queratina em excesso pode trazer efeito contrário e acabar endurecendo os fios. Além disso, o efeito da cauterização depende do tipo, estrutura e resposta do cabelo ao tratamento, mas pode ser necessário realizá-la todo mês ou em intervalo a cada três meses.

Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade