Publicidade

Cabelo seco ou ressecado: como os seus fios estão? Entenda a diferença entre os dois problemas

Na coluna desta semana, Luigi Moretto desmistifica a ideia de que cabelo seco é a mesma coisa do que cabelo ressecado; entenda!

Cabelo seco ou ressecado: como os seus fios estão? Entenda a diferença entre os dois problemas
Cabelo seco ou ressecado: como os seus fios estão? Entenda a diferença entre os dois problemas – FREEPIK

O termo “cabelo seco” pode parecer a mesma coisa do que “cabelo ressecado”, mas não é! Eu garanto que existem diferenças. E mais: é possível sofrer com os dois problemas ao mesmo tempo e os fios ficarem cheios de frizz, ásperos e embaraçados.

Publicidade

Cabelo seco e ressecado: quais as diferenças entre as duas situações?

SECOS: É uma consequência da falta de hidratação dos fios, que pode ser causada por alguns motivos. Vamos listar um a um pra ficar mais fácil compreender – e para você avaliar se esse pode ser o seu caso:

• Uso contínuo de aparelhos quentes: os secadores e chapinhas, por exemplo, retiram a umidade e faz os fios ficarem secos.

• Fator hereditário: algumas pessoas possuem glândulas sebáceas que produzem pouca gordura, assim, as escamas dos fios se abrem facilmente.

• Cabelos crespos e cacheados: a oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldades de chegar até a pontas dos fios, devido ao formato espiral que eles têm.

Publicidade

RESSECADOS: Basicamente, é o cabelo seco em pior estado já que as cutículas ficam mais abertas e mais embaraçadas e possuem uma estrutura frágil por isso o frizz é aumentado, assim com as pontas duplas.

Nestes casos, um dos principais vilões são os tratamentos químicos em excesso e sem os devidos cuidados pós. São os relaxamentos, alisamentos e descoloração que, quando somado aos fatores externos e uso contínuo de chapinha e secador, eles ficam ainda piores.

Como perceber a diferença nos seus cabelos?

Em primeiro lugar, faça uma autoanálise do que foi feito (e o que você deixou de fazer) no seu cabelo no último ano. Depois, se olhe no espelho e avalie se seus fios se enquadram nas características abaixo:

Publicidade

SECOS: Apresenta deficiência de água e com isso a aparência fica opaca, desidratada e os fios embaraçam com mais facilidade.

RESSECADOS: Além da perda de água, também possuem deficiência de nutrientes, proteínas e lipídios que deixam as madeixas quebradiças, com excesso de volume, com frizz, opacas, sem movimento e com o temido aspecto “palha”.

**

Publicidade