Publicidade

Escova de cabelo: quais são os formatos e para que cada uma serve?

Da redonda até a raquete, Luigi Moretto te ajuda a entender os formatos de escova de cabelo mais se adequam aos diferentes tipos de cabelo

Escova de cabelo: quais são os formatos e para que cada uma serve?
Escova de cabelo: quais são os formatos e para que cada uma serve? – FREEPIK

Da redonda até a raquete, hoje vamos entender os formatos de escova de cabelo que mais se adequam ao seu tipo de fio. Por mais simples que possa parecer, essa dica vale ouro para não judiar dos cabelos e ainda deixá-los do jeito preferido para usar no dia a dia com praticidade e saúde.

Publicidade

Formatos de escovas de cabelo e para que servem cada uma delas

Redonda de haste oca

 

Ideal para limpeza no penteado já que com as cerdas fechadas e bem próximas é mais fácil ter controle na hora de pentear além de demandar um maior tempo de uso e garante o efeito dos fios lisos perfeitos.

Publicidade

Redonda nos tamanhos pequeno, médio e grande

 

Publicidade

Os tamanhos de escova redonda são os que comandam a quantidade de volume desejado na hora de finalizar o cabelo.

Geralmente os tamanhos são determinados para o comprimento exato de cada fio, por isso, as escovas pequenas perto da raiz garantem maior volume, as médias fazem o mesmo efeito nas regiões mais próximas da raiz. Já para quem deseja o volume médio, e escovas grandes próximas da raiz proporcionam cabelos mais lisos com relação ao volume.

Raquete

Publicidade

 

Indicada para uma escovação mais aberta e ventilada e difusa dos fios, pois espalha os fios sob a sua superfície. É ideial para cabelos longos e volumosos, porque desembaraça sem armar os fios e ainda deixa o cabelo macio.

Publicidade

Polvo

 

É a combinação perfeita para quem tem cabelo cacheado, pois penteia sem desmanchar os cachos graças aos seus tentáculos separados respeitam a curvatura natural dos fios e, mesmo que ocorra um desembaraço, elas soltam respeitando o cabelo e ativando as formas curvadas.

Desembaraçadora

 

Essas escovas têm um papel importante na saúde dos fios, pois para uma escovação perfeita eles precisam estar alinhados, desembaraçados e, lógico, sem sofrer rompimentos. Atualmente é possível encontrar no mercado os ‘dentinhos’ que são um material incrível entre plástico e borracha e fazem com que os fios não sofram rupturas e quebras.

Tipos de cerdas

• Sintética

 

Normalmente com base de alumínio e ventiladas, elas são as grandes queridinhas de quem gosta de modelar os fios com secador. O controle dos fios é um pouco menor, porém ajudam na agilidade, pois mantêm o calor o tempo todo, muitas vezes usadas para cachos ou para uma forma com volume.

Esse é um tipo de cerda que demanda um tempo para o uso, porém garante um cabelo mais alinhado. Como o próprio nome diz, é a mistura entre agilidade, calor, controle e disciplina. Com elas levamos um tempo maior para a escovação, pois possuem cerdas naturais e de plásticos criando um mix entre modelagem e controle.

• Natural

Indicada para o cabelo liso com brilho. Controla e disciplina, e, se as cerdas forem bem próximas, o resultado é um cabelo com polimento notável.