Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Detox para os cabelos ou detox capilar

Detox capilar: os fios também precisam de cuidados no verão

Luigi Moretto esclarece tudo sobre o detox capilar e indica técnica para quem quer recuperar a saúde dos cabelos no verão

LUIGI MORETTO Publicado quinta 6 janeiro, 2022

Luigi Moretto esclarece tudo sobre o detox capilar e indica técnica para quem quer recuperar a saúde dos cabelos no verão
Detox capilar: os fios também precisam de cuidados no verão - UNSPLASH/ @Bruce Christianson

Fios pesados, enfraquecidos e sem brilho? Isso tudo pode ter a ver com o verão, a piscina, o sal do mar e o acúmulo de produtos no couro cabeludo. O jeito de reverter essa situação é utilizando uma técnica de detox capilar, uma espécie de detox para os cabelos, capaz de fazer uma limpeza intensa e eficaz que limpa e recupera os fios profundamente, da raiz até as pontas.

Assim, conseguimos eliminar as impurezas, desobstruir os folículos capilares, melhorar a oxigenação do couro cabeludo, acelerar o crescimento dos fios e facilitar a absorção de nutrientes responsáveis por deixar as madeixas com mais força e brilho.

+++ Ácido Hialurônico nos fios? Sim! Na skinificação do cabelo, produtos da pele invadem os cosméticos capilares

Se interessou? Entenda melhor sobre o detox capilar

Lisas, onduladas, cacheadas ou crespas podem – e devem – aderir a essa desintoxicação capilar desde que os fios estejam ressecados, quimicamente danificados, oleosos, pesados, opacos e fragilizados.

Nos fios ressecados e quimicamente danificados, o ideal é fazer o detox 1 vez no mês.

Já as madeixas com aspecto oleoso, podem passar pelo processo a cada 15 dias.

Nada mais do que isso, ok?

A única exceção é pós-praia ou piscina, já que nessas condições os raios solares e resíduos de cloro, sal e água do mar prejudicam a saúde do cabelo, então, logo após vale fazer uma desintoxicação capilar para devolver a vitalidade não só dos fios, mas de todo o couro cabeludo.

+++ Os 5 maiores erros quando falamos de cabelos cacheados; saiba quais são!

Detox capilar estimula a circulação sanguínea

Um bom detox estimula a circulação sanguínea, ajuda no crescimento saudável dos fios porque elimina células mortas do couro cabeludo e combate os radicais livres com ação antioxidante, além de desobstruir as glândulas sebáceas, controlar a oleosidade facilitar a absorção de nutrientes e agentes hidratantes externos.

Como fazer

O be-a-bá desta técnica se baseia em uma super lavagem com um shampoo anti resíduos e depois, com os cabelos totalmente livres de impurezas e excessos, a hidratação vai reconstruir fibra a fibra do cabelo, nutrindo profundamente as cutículas e proporcionando uma verdadeira reconstrução para os fios. 

Mas, atenção: é uma técnica que deve ser feita com cuidado, orientação e com os produtos devidamente adequados para cada tipo de cabelo. Evite as receitas caseiras, combinado?


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!".

Último acesso: 20 Jan 2022 - 22:20:14 (1046176).