Testeira

''Devo lavar meu cabelo todos os dias?'': identifique seu tipo de fio e descubra a resposta

Na coluna desta semana, Luigi Moretto te ajuda a entender sobre a lavagem ideal para seu cabelo; confira

Luigi Moretto Publicado quinta 9 setembro, 2021

Na coluna desta semana, Luigi Moretto te ajuda a entender sobre a lavagem ideal para seu cabelo; confira
Saiba quantas você pode lavar o cabelo sem prejudicá-lo - Freepik/ rawpixel.com

Quantas vezes se deve/pode lavar o cabelo? 

Essa é a pergunta que não quer calar! Recebo ela inúmeras vezes no salão e por onde eu passo. Na pandemia então, onde banhos, higienização e lavagens tomaram conta de todos nós, a dúvida ainda paira sobre muitas cabeças. Vamos desvendar, enfim, esse mistério?

+++ Quantos fios crescem por dia no nosso cabelo? Luigi Moretto conta!

Todo dia ou não? Eis a questão: 

Cabelos bonitos são fios saudáveis e fortes, mas é preciso fazer isso sem remover os óleos naturais.

Depende do tipo e da textura e de quão oleoso são os fios. Em média, a maioria das madeixas permanece com aparência limpa por cerca de três dias. Já os cabelos de textura fina devem ser lavados diariamente por conta do seu maior número de glândulas sebáceas, o que significa que a oleosidade se acumula mais rapidamente e fica evidente.

Os fios com textura mais grossa ou os enrolados não precisam de lavagem diária, já que isso pode deixar o cabelo ressecado.

Como lavar adequadamente

O principal a ser lavado é o couro cabeludo, já que é nele que a sujeira se concentra mais. O shampoo então deve ser direcionado para essa região e em seguida, passar por um enxague abundante.

Depois, é hora de retomar o shampoo e dedicar dois minutinhos de massagem para deslizar a espuma ao longo dos fios.

Em seguida, é a vez da aplicação do condicionador ou da máscara – somente nos fios sem nada no couro cabeludo - e esperar de 3 a 5 minutinhos para que eles possam agir.

+++ Tempo seco também reflete nos cabelos! Hair Stylist dá dicas VALIOSAS para lidar com os fios nos dias mais quentes

Nem tanto, nem tão pouco

Considerando que três dias é o prazo máximo para colocar os fios embaixo d´água, se isso não acontecer além do excesso de oleosidade, a cabeleira pode cheirar mal, e ainda prejudicar os folículos capilares que pode levar à queda de cabelo e ainda atrair bactérias nocivas para o couro cabeludo.

Encontre a medida higiênica para os seus fios! E o que sempre vale é a gente se sentir bem na correria do dia a dia.

Concordam?


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Último acesso: 19 Oct 2021 - 12:35:50 (1045130).