Publicidade

Efeito “build up”: aspecto sujo e pesado dos fios afeta a saúde dos cabelos, mas tem reversão

Muitas vezes a ‘cara de cabelo sujo’ pode não ser exatamente falta de lavagem; entenda o que pode gerá-la

Efeito ''build up'': aspecto sujo e pesado dos fios afeta a saúde dos cabelos, mas tem reversão
Efeito ”build up”: aspecto sujo e pesado dos fios afeta a saúde dos cabelos, mas tem reversão – FREEPIK

Muitas vezes a ‘cara de cabelo sujo’ pode não ser exatamente falta de lavagem. E mais: pode até ser causada pelo excesso dela. E os erros que levam a esse efeito, que afeta a saúde dos cabelos, ainda vão além. Vamos entender.

Publicidade

O ”build up”, em tradução livre, significa “acumular”, representando a deposição de resíduos nas fibras capilares, que é mais comum em cabelos lisos. Uma das principais causas para isso pode ser o uso excessivo de técnicas de baixo poder de lavagem, condicionadores, máscaras e cremes sem enxágue.

Tudo isso não só prejudica a aparência do cabelo, pode causar coceira no couro cabeludo e impedir que os nutrientes penetrem nos fios ao criar uma espécie de capa em torno deles, favorecendo assim as quebras e pontas duplas. Com o tempo, o que se tem é um cabelo sem vida e não saudável mesmo com o uso de produtos de qualidade.

Efeito Build Up: o que fazer para os fios voltarem ao normal?

Para o cabelo voltar ao normal, é importante incluir shampoos de limpeza profunda ou antirresíduos na rotina de cuidados capilares. Quem tem cabelo liso deve usá-los semanalmente, caso contrário, essa periodicidade deve ser alterada para a cada 10 dias se o cabelo for muito ondulado, para a cada 15 se for cacheado e para mensalmente se for crespo.

A quantidade de shampoo e condicionador também precisa de controle para que eles não se acumulem nos fios. O indicado é usar uma porção equivalente ao tamanho de uma moeda de 50 centavos nos cabelos curtos e médios e nos maiores e mais volumosos, quantia pode ser algo que corresponda a uma moeda de 1 real.
A frequência de lavagem é outro fator que varia. Quem tem fios muito oleosos ou treina todos os dias geralmente precisa fazer a limpeza diariamente, mas isso é totalmente dispensável para quem tem cabelos mais secos, por exemplo, que pode lavá-los em dias alternados.

Publicidade

Cabelo de capa de revista! Já ouviu falar nas mechas tweed? Luigi Moretto fala sobre esta nova técnica de iluminação delicada dos fios

Você sabe quais os principais ERROS e ACERTOS quando falamos de cabelos cacheados? O Hair Stylist Luigi Moretto responde

Vale ainda destacar que, para evitar resíduos no cabelo, as máscaras e os condicionadores só devem ser aplicados nas pontas dos fios. Além disso, é importante estar de olho na necessidade de intercalar os produtos de uso habitual, se eles forem mais emolientes e hidratantes que o normal, com shampoos de limpeza profunda ou antirresíduos, já que essa hidratação em excesso também predispõe ao efeito ”build up”.

Publicidade

E quando o assunto é prevenção, não dá para deixar de citar como é fundamental sempre remover completamente os produtos usados no cabelo durante o enxágue – que, de preferência, deve ser feito com água morna ou fria para não agredir o couro cabeludo e nem alterar a produção de oleosidade na região.
Mas atenção: o excesso de limpeza também é capaz de prejudicar os fios capilares ao contribuir para o ressecamento, o aumento do frizz e o surgimento de pontas duplas, por isso, a rotina de cuidados com essa parte do corpo precisa ser feita com cautela.

É preciso conhecer bem os fios e entender o que cada pessoa realmente precisa, dispensando o uso de cosméticos que não são apropriados.

Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Publicidade

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Publicidade

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.