Guia para cabelos ruivos: dicas e truques para as ruivinhas de plantão
A dica de hoje é um guia prático, mas muito eficaz, sobre quais são os passos essenciais para incluir na rotina de beleza

A dica de hoje é um guia prático, mas muito eficaz, sobre quais são os passos essenciais para incluir na rotina de beleza
Apenas 2% da população possui cabelo ruivo de nascença – aquele que a cor avermelhada é decorrente de uma mutação na melanocortina, responsável por produzir a melanina que determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo.
Mas, nas estações mais frias, a procura pelos tons mais avermelhados crescem a cada ano, então, se sua ideia é mudar o visual, agora é a hora! Aproveite, mas antes de modificar as madeixas para os tons avermelhados, é preciso levar em conta que a tonalidade merece cuidados ainda mais especiais além daqueles básicos para qualquer cabelo, como lavar com água morna ou fria e manter a assiduidade com os cremes sem enxague. Tudo isso porque essa tonalidade merece cuidados ainda mais especiais, para evitar quebras, desbotamento e desidratação dos fios.
Por isso, a dica de hoje é um guia prático, mas muito eficaz, sobre quais são esses passos essenciais para incluir na rotina de beleza.
Ver essa foto no Instagram
Sempre que puder, evite lavar todos os dias já que a lavagem excessiva pode retirar a camada natural de hidratação dos fios e deixá-los ressecados e quebradiços. O cabelo ruivo, mesmo aqueles naturais, possuem maior tendência a desbotar e perder brilho, e isso vai acontecer mais facilmente e rápido se for lavado com muita frequência.
O protetor solar deve ser usado apenas quando o sol aparece porque a exposição solar pode ser extremamente prejudiciais aos fios, tanto quanto à pele. O sol deixa os fios mais opacos e ainda oxida e a cor natural, fazendo aparecer o indesejado tom alaranjado.
Quando o retoque de cor é feito somente na raiz do cabelo, evita a sobreposição da coloração que danifica a queratina das mechas e provoca o ressecamento.
O cabelo ruivo tem uma maior facilidade para desbotar, já que o pigmento avermelhado se desprende do fio com mais facilidade. Por isso, para garantir uma cor vibrante por mais tempo a dica é escolher um shampoo sem sulfato, pois eles oxidam menos e também evitam o ressecamento. Já a versão a seco é uma boa pedida para os fios mais oleosos.
Grande parte dos metais penetram nos cabelos por causa do contato com a água do chuveiro, que possui substâncias como cobre e alumínio. Quando acumulados, esses metais resultam em reflexos indesejados na coloração ou na oxidação da cor, além da quebra e porosidade capilar.
Por isso, intercalar o uso de produtos específicos para cabelos coloridos com produtos que neutralizam os metais no couro cabeludo é uma boa maneira de manter o cabelo ruivo deslumbrante e saudável.
*por Luigi Moretto
Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.
Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!
“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.
De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências.
Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.