Publicidade

Hidrofobia capilar: o perigo do uso excessivo de produtos para o cabelo

“O principal indício de que um cabelo está sofrendo com a hidrofobia capilar é quando há dificuldade para que a água e outros nutrientes sejam absorvidos pelo fio”; entenda

Hidrofobia capilar: o perigo do uso excessivo de produtos para o cabelo – UNSPLASH/Lindsay Cash

O exagero nos tratamentos também pode ser prejudicial para a saúde dos cabelos já que o uso excessivo de produtos pode causar a chamada hidrofobia capilar – uma patologia que se aloja na haste dos fios.

Publicidade

É o chamado cabelo hidrofóbico, que pode acontecer de duas maneiras: na falta de higienização adequada dos fios e quando há acúmulo de resíduos no couro cabeludo. A segunda, é a mais frequente, e acontece porque a maioria dos cosméticos capilares contam com ingredientes petroderivados – como parafina líquida, silicones, petrolatos e fragrância sintéticas – que, apesar de desenvolverem funções específicas nos fios, também podem se tornar agressivos para o cabelo quando usados em grande quantidade.

O excesso deles cria uma espécie de capa em volta da haste capilar. Dessa forma, nenhum ativo e nem mesmo a água, consegue penetrar no cabelo, comprometendo a saúde dos fios.

Publicidade

+++ Fio dental para amenizar o frizz: truque do TikTok pode sim surtir efeito, mas emergencial

+++ ”Meu cabelo cai mais no outono”: saiba como cuidar dos fios na estação

Como saber se o cabelo está sofrendo hidrofobia capilar?

O principal indício de que um cabelo está sofrendo com a hidrofobia capilar é quando há dificuldade para que a água e outros nutrientes sejam absorvidos pelo fio. Outros sinais como opacidade, quebra, rigidez e falta de forma nos fios também podem indicar que a saúde e a beleza dos fios podem estar comprometidas.

Publicidade

Hidrofobia capilar tem solução!

A solução é simples: uma super lavagem com um shampoo antirresíduos, também chamado de shampoo detox, que vai realizar uma limpeza profunda nos fios, eliminando todos os resíduos acumulados no couro cabeludo.

Mas, o mais importante é evitar essa sobrecarga capilar seguindo um cronograma de cuidados sugerido pelo especialista. Os fios precisam de cuidados e de produtos, mas na quantidade ideal, mesmo que uma lavagem usando esses shampoos a cada 15 dias façam um detox capilar eficiente, apenas essa medida pode não ser suficiente.


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Publicidade

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Publicidade

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.