Publicidade
”Meu cabelo cai mais no outono”: saiba como cuidar dos fios na estação – FREEPIK

De algum modo, eles acompanham a natureza e, assim como as folhas das árvores, os fios tendem a cair mais na estação que acabou de chegar, o outono!

Publicidade

Acredita-se que exista uma relação com a radiação solar, produção de melatonina e até mesmo com a evolução dos seres vivos – que tendem a perder pelos e folhas para novos cresçam, mais fortes e mais preparados para o inverno. No mais, os ventos comuns dessa temporada, fazem com que os fios percam a umidade e se tornem mais secos e quebradiços.

+++ Três formas de manter o cabelo limpo por mais tempo

+++ Beach waves: como fazer o ondulado natural com a cara da praia

+++ Cabelo saudável: além do básico da necessaire, 4 produtos que valem a pena investir

Publicidade

Evite a queda de cabelo demasiada no outono

Lembrando sempre que é normal a perda de 60 a 100 fios de cabelo por dia, há maneiras de evitar as quedas e os danos maiores. Já que, se por um lado não há como ir contra as regras na natureza, os cuidados ainda estão em nossas mãos.

A dica básica para aproveitar as temperaturas mais amenas é evitar a lavagem diária. O ideal é higienizar os fios cerca de 4 vezes na semana, intercalando os dias e sempre utilizando a água em temperatura mais amena, já que a água quente deixa os fios mais ressecados e o couro cabeludo mais oleoso. 

Para evitar maiores problemas, não penteie o cabelo no chuveiro. Quando está molhado, ele fica frágil e ao desembaraçá-lo assim, a tendência é puxar os fios e quebrá-los. O trauma ainda pode afetar a raiz, ocasionando a queda. Seque-o com uma toalha e só depois, então, desembarace.

Publicidade

Umectação é opção para manter a saúde dos fios

Outra maneira inteligente de blindar os fios e proteger contra as oscilações de temperaturas é fazer umectação uma hora antes de lavar os cabelos, usando o óleo de rícino e o óleo de coco, por exemplo, que ajudam a não agredir. 

Evite ainda dormir com o cabelo molhado, pois isso aumenta a chance proliferação de fungos, caspa, além de quebra dos fios.

Como o período ainda é propício para o aumento de frizz, o meu conselho é aumentar o uso de leave-in e protetores térmicos.

Publicidade

Bom outono pra vocês e até semana que vem!


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

Publicidade

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.