Publicidade

O que é acidificação capilar? Saiba quando seus fios pedem pelo tratamento

Fortalecimento, brilho e maciez: na coluna desta semana, Luigi Moretto fala sobre a acidificação e responde com que frequência você deve passar pelo tratamento

O que é acidificação capilar? Saiba quando seus fios pedem pelo tratamento
O que é acidificação capilar? Saiba quando seus fios pedem pelo tratamento – Freepik/cookie_studio

Você já ouviu falar em acidificação capilar? Para entender sobre acidificação capilar, como ela ajuda os cabelos e como equilibrar o pH dos fios e proporcionar brilho e maciez, primeiro de tudo, precisamos entender o que é o pH – sim, falar de cabelos também é falar sobre química.

Publicidade

O pH a sigla de potencial de hidrogênio, unidade de medida que indica se uma solução ou elemento é ácido, neutro ou alcalino. Na prática, isso quer dizer que o pH capilar varia em torno de 4,0 e 6,0, sendo de 4,0 a 6,0 um pH neutro. Abaixo disso, o pH é ácido, e acima, é alcalino.

O que é acidificação capilar? Saiba quando seus fios pedem pelo tratamento
O que é acidificação capilar? Saiba quando seus fios pedem pelo tratamento – Reprodução/www.chegadequeda.com.br

Quando o pH capilar está ácido, sempre que aplicamos substâncias com pH diferente disso, alteramos a estrutura da fibra capilar. Por exemplo: um cabelo com luzes ou colorações provavelmente possui as escamas mais abertas em razão de terem o pH alcalino.

Antes de pintar o cabelo ou passar por qualquer processo químico, é essencial restabelecer e reequilibrar o pH para que as cutículas voltem a ficar seladas e o cabelo brilhante, sedoso e saudável.

O que é acidificação capilar? Saiba quando seus fios pedem pelo tratamento
O que é acidificação capilar? Saiba quando seus fios pedem pelo tratamento – Reprodução

Vale lembrar: o pH do cabelo não tem relação com a curvatura do fio, ou seja, se ele é liso, ondulado, crespo ou cacheado. Na realidade, o pH do cabelo está ligado à saúde dos fios, que pode ser identificada através da análise da cutícula.

Publicidade

A acidificação capilar é um procedimento que busca pelo equilíbrio de pH natural dos cabelos, afetado temporalmente – resultando em fios mais porosos e frágeis que transformam o pH do cabelo em alcalino. Quando esse pH sobe, ou seja, fica mais básico, a cutícula do fio abre e, aí, começamos a ter queixas de um fio mais opaco e sem brilho. Esse é o momento de acidificá-lo.

Como saber se o meu cabelo precisa de acidificação?

Só um profissional poderá avaliar de verdade os seus fios, mas um teste simples pode ser feito agora mesmo, na sua casa. Pegue um copo de água filtrada e jogue um fio de cabelo. Aguarde um pouquinho. Se o fio afundar é porque a porosidade está alta. Se ficou no meio do copo, a porosidade está média, e se boiou, está baixa.

Quanto mais poroso os fio estiver, maiores são as chances do pH estar desequilibrado, consequentemente, maior a necessidade de reverter esse quadro através da acidificação. Entre os benefícios que a acidificação capilar proporciona estão a maior resistência contra queda, fortalecimento dos fios, mais brilho e maciez.

Publicidade

Cabelos que são quimicamente tratados sempre vão precisar de uma acidificação capilar, mas o procedimento é algo que todo mundo pode fazer – com química ou não, pois todos passamos por um envelhecimento capilar, seja pelo sol ou calor do secador, por exemplo. Sendo assim, todas as mulheres precisam (e podem fazer) da acidificação capilar, enquanto umas mais, outras menos.

Como fazer a acidificação?

Se os fios estiverem muito danificados ou se tiver passado por descoloração intensa recentemente, é preciso aplicar o produto acidificante e hidratar em seguida. O procedimento pode ser repetido a cada 7 dias. Para fios ressecados, mas menos danificados, a cada 15 dias, e para os demais, uma vez a cada 30 dias.

Apesar de existirem receitas caseiras na internet para a acidificação capilar, o indicado é sempre procurar um especialista que entenda sobre as reais indicações para equilíbrio do pH ou acidificação. É preciso ainda limpar os cabelos com o acidificador no comprimento do fio e, em seguida, aplicar condicionador ou uma máscara de tratamento.

Publicidade

Não deixe de buscar compreender como estão os seus fios e cuidar da saúde deles antes de pensar na beleza. Essas duas coisas andam sempre de mãos dadas, combinado?

Um beijo e até semana que vem!

Publicidade