Publicidade

Primeiro condicionar, depois lavar; Técnica de lavar os cabelos ao contrário já é febre, mas será que é saudável para os fios?

Luigi Moretto esclarece se técnica de inverter os produtos na hora da lavagem é saudável para o cabelo

Primeiro condicionador, depois o shampoo; técnica é saudável para os fios? – Freepik/ jcomp

Primeiro condicionar, depois lavar! 

Publicidade

Você já deve ter visto algo sobre a reverse washing rodando as timelines das redes sociais por aí: uma técnica de lavagem que usa primeiro o condicionador e depois o shampoo, a fim de potencializar a ação de nutrição e hidratação. O processo resulta em pontas mais saudáveis, cutículas seladas e fechadinhas e uma aparência mais suave, solta e macia.

Todos os tipos de madeixas podem usufruir, e sim, vale a pena testar e ver como seu cabelo vai se comportar já que o grande segredo está no poder de ação dos componentes que são potencializados quando os fios ainda não passaram pela ação dos shampoos.

+++ Ácido Hialurônico nos fios? Sim! Na skinificação do cabelo, produtos da pele invadem os cosméticos capilares

QUANDO USAR TÉCNICA?

Essa quebra de protocolo serve ainda para retirar o excesso de condicionador que possa ter ficado nos fios com o uso do shampoo, fazendo uma super a limpeza do couro cabeludo e dos fios desde a raiz até as pontas.

Publicidade

Há mulheres que preferem, depois ainda, usar mais um pouquinho do condicionador para desembaraçar e selar as cutículas – também está valendo, principalmente para quem deseja um pouco mais de volume na cabeleira.

Já as lisas, podem usar da técnica para melhorar a textura do cabelo sem brilho, já que o condicionador vai ser utilizado em 100% do seu poder para nutrir sem os excessos da oleosidade que o produto possa deixar e acabar entupindo os poros.

+++ Detox capilar: os fios também precisam de cuidados no verão

Publicidade

Gostou? Então vamos ao passo a passo:

•    Molhe os fios normalmente no chuveiro;
•    Aplique o condicionador apenas no comprimento do cabelo e deixe agir, sempre evitando passar o produto próximo à cabeça e no couro cabeludo;
•    Enxague sem esfregar;
•    Agora é a vez de usar o shampoo normalmente e enxaguar em seguida;
•    Se for necessário para desembaraçar reaplique uma quantidade moderada do condicionador;
•    Aplique, em pouca quantidade, o condicionador novamente e enxague em abundância.

+++ Calendário de cuidado capilar: o que fazer nos 12 meses do ano para ter fios saudáveis e brilhantes


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Publicidade

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Publicidade

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.