Publicidade

Queratina nos cabelos: o que é, para que serve e como usar!

Seus cabelos estão quebradiços? Pode ser falta de queratina nos fios! Entenda o que, como funciona e como usar para revitalizar os cabelos:

Queratina nos cabelos: o que é, para que serve e como usar! – Reprodução / Canva

A queratina é um dos ingredientes mais importantes para os fios. É quase um sinônimo de cabelo saudável além de fortalecer e a proteger a fibra capilar. Estamos falando da queratina que é uma proteína fibrosa e resistente que já existe, naturalmente, no nosso organismo. É ela a responsável pela composição dos cabelos e das unhas. Muita gente já deve ter escutado falar sobre ela, mas vamos a fundo para saber exatamente como ela funciona e quando é indicada para melhorar a saúde dos cabelos.

Publicidade

Seus cabelos estão quebradiços? Pode ser falta de queratina nos fios! Entenda o que, como funciona e como usar para revitalizar os cabelos:

É a queratina que dá estrutura, resistência e proteção aos fios para evitar a quebra e trazer brilho, por isso é tão utilizada na composição de diversos produtos de cuidados capilares, como shampoos, condicionadores, máscaras e tratamentos para reconstrução capilar já que ela, por si só, representa 90% da formação dos folículos.

Assim, ela impede a perda de água dentro da haste capilar e quando o cabelo é exposto a agressões, como o uso de ferramentas quentes ou processos químicos.

Mas, como saber se o cabelo está com falta de queratina?

Se os fios estão frágeis e quebradiços a qualquer movimento simples como pentear ou prender o cabelo, se a textura está áspera e sem brilho, se há pontas duplas, se quando o fio é esticado não retorna à sua forma original ou se está perdendo o volume e afinando.

Publicidade

Se qualquer um destes sinais aparecerem é hora de repor a queratina do cabelo através do uso de produtos sintéticos que podem ser aplicados no cabelo para fazer a reestruturação do fio, adicionando a proteína que foi perdida, como a cauterização ou a reconstrução capilar.

Para não chegar a esse ponto, é possível evitar a perda com o uso de shampoos, condicionadores e máscaras capilares formulados com aminoácidos e proteínas, evitar o uso constante e excessivo de ferramentas de calor sem o uso de protetor térmico antes de aplicá-los além de evitar escovar o cabelo quando ele estiver molhado. Nessas horas vale usar um pente de dentes largos para desembaraçar suavemente os fios molhados, começando pelas pontas e subindo gradativamente.

Atenção ao efeito rebote

Publicidade

Vale ainda o cuidado ainda com o uso excessivo de produtos com queratina que pode até endurecer tanto os fios que eles se tornam propensos à quebra. Por isso que todo e qualquer produto que vá ser colocado nos cabelos deve passar por um especialista para a devida avaliação. Até um simples shampoo mal indicado pode estragar aos fios, ao invés de ajudá-los.