colunas   / Receitas dos famosos

Adriane Galisteu reúne família na cozinha para preparar risoto cremoso de abóbora; confira receita!

A apresentadora preparou um prato especial para o almoço em família e fez questão de compartilhar o momento com seus seguidores

MANEQUIM Publicado quinta 23 abril, 2020

A apresentadora preparou um prato especial para o almoço em família e fez questão de compartilhar o momento com seus seguidores
Adriane Galisteu reúne família na cozinha para preparar risoto de abóbora - Instagram/ YouTube / Canal Adriane Galisteu

Adriane Galisteu vem mostrando em suas redes sociais que está se esforçando para passar por essa quarentena da maneira mais sábia e descomplicada possível!

A apresentadora que faz grande sucesso com seu canal no YouTube compartilhando conteúdos descontraídos todas as quartas-feiras, publicou um vídeo ontem, dia 22, em que aparece preparado ao lado do marido, Alexandre Iódice, um delicioso risoto de abóbora.

A loira que sempre alogia os pratos do companheiro finalmente decidiu colocar a mão na massa. Vamos ver como ela preparou essa receita?

Ingredientes:

  • 300 gramas de abóbora cortada em cubos
  • Queijo gorgonzola
  • 1 xícara e meia de chá de arroz arbóreo
  • 7 colheres de sopa de manteiga
  • 2 cebolas roxas pequenas
  • 3 peperoncinos secos
  • Caldo de legumes
  • Uma taça de vinho branco
  • Azeite
  • Gengibre
  • 1 ramo de alecrim
  • Sal a gosto

Primeiramente, em fogo baixo, ponha 3 colheres de sopa de manteiga em uma frigideira. Acrescente as cebolas cortadas em rodelas e mexa por aproximadamente 3 minutos. Com a manteiga incorporada e as cebolas caramelizadas, acrescente a taça de vinho branco e mexa para deixar o álcool evaporar. Desligue o fogo quando elas estiverem completamente cozidas e caramelizadas. Reserve.

Em outra panela, acrescente mais 3 colheres de sopa de manteiga e um fio de azeite. Adriane é assumidamente uma grande fã de pimenta, por isso, ela acrescenta em sua receita 3 peperoncinos secos. Ela mesma ensina que, para acentuar o sabor dessas pimentinhas italianas, o ideal é você quebrá-las e finalmente colocá-las na panela. Para dar ainda mais sabor, acrescente 1 ramo de alecrim. Por último, jogue a abóbora cortada em cubos.

Em seguida, Adriane mostrou o 'brodo', ou caldo de legumes, que estava reservado em outra panela. Para isso, você pode usar o pronto, vendido no mercado, ou preparar o seu próprio caldo com os legumes que tem na geladeira.

Acrescente duas conchas deste brodo à panela com as abóboras em fogo baixo e mexa até esse caldo engrossar e evaporar. Acrescente o sal.

Retire os cubos de abóbora da panela e reserve. Nesta mesma panela 'sujinha', acrescente mais uma colher de sopa de manteiga e jogue o arroz arbóreo. Mexa para caramelizar por um minuto. Regue com mais cinco conchas do caldo. Finalmente, acrescente suas cebolas roxas caramelizadas e misture. A partir dai, a ideia é ir mexendo esse arroz e acrescentando o caldo aos poucos até seu risoto ficar cremoso. Nesta etapa final, acrescente de volta à panela as abóboras e continue mexendo.

Para dar um toque especial e aumentar a cremosidade, acrescente alguns pedaços de queijo gorgonzola. Você pode substituí-lo por parmesão, se quiser. Continue mexendo para incorporar o queijo. Finalize ralando um pedaço pequeno de gengibre. 

Adriane e Alexandre deram uma dica bem legal para servir seu risoto: a ideia é espalhar uma colher de sopa de molho pesto no fundo do prato e, em seguida, completar com o arroz por cima. Ótimo, não?

Prontinho! O risoto da família Galisteu está pronto e aprovado! Para conferir o vídeo na íntegra, clique aqui!

Último acesso: 22 Oct 2021 - 17:34:43 (1042576).