Publicidade

Alerta de tendência: Entenda como o barbiecore está dominando 2022!

Com referência clara na estética dos anos 2000 com o toque do monopólio da cor rosa, o estilo volta a ganhar forças em 2022 com o anúncio do filme live action de Barbie

Alerta de tendência: Entenda como o barbiecore está dominando 2022!
Alerta de tendência: Entenda como o barbiecore está dominando 2022! – Reprodução / Instagram / @bianca

Com o alvoroço recente sobre o filme live-action da famosa Barbie, protagonizado por Margot Robbie, que promete ser um grande sucesso de bilheteria, o estilo Barbiecore voltou para a atenção dos pesquisadores de tendência, marcas e fashionistas. Apesar da tendência estar bombando em 2022, muito se engana quem pensa que se trata de uma tendência nova.

Publicidade

Como referências mais do que óbvias vindas diretamente dos anos 2000, berço de grande parte das tendências que temos hoje, com um grande monopólio sobre cores e subtons de rosa, se trata de muito mais do que peças rosas combinadas em um look.

Todo dia usamos rosa: A tendência do Barbiecore que está todo mundo usando em 2022 e você precisa – urgentemente –  conhecer!

Desde o começo dos anos 60, com a chegada da boneca Barbie, criada pela Mattel, em lojas americanas, a boneca tem sido sinônimo de inspiração incondicional para jovens e até adultas. O estereótipo da perfeição feminina sempre fez parte da narrativa da boneca mais famosa do mundo, que ao longo das décadas, passou a ser traduzido para os filmes, ensaios fotográficos, looks de eventos e finalmente, para o dia a dia. Com a chegada dos anos 2000, a liberdade criativa em looks cheios de informações, cores, textura, modelagens estampas acompanhou esse período caótico e tão importante para a história da moda.

Nas produções mais famosas para a época, é possível identificar essa estética ‘barbie’, normalmente atrelado as personagens ‘populares’, como no sucesso ‘Legalmente Loira’ de 2001, onde o guarda roupa da doce e espirituosa Elle Woods, interpretada por Reese Whiterspoon, usa e abusa de tons de rosa em praticamente todos os seus looks. O barbiecore pode ser visto também em Meninas Malvadas, de 2003, e no guarda-roupa da personagem Sharpay Evans, vivida por Ashley Tisdale na em uma das trilogias de maior sucesso da história da Disney, High School Musical.

Publicidade

Hoje, o barbiecore deixa de estar apenas nos filmes e tapetes vermelhos e começam a invadir com força o espaço do streetwear, atingindo personalidades como Kim Kardashian e chegou com força ao Brasil, sendo adotado por diversas celebridades do país:

Publicidade