Publicidade

Amõ Numiã: Ontem, Hoje e Amanhã! Sioduhi apresenta coleção!

Expoente indígena do design de roupas, Sioduhi, apresentou em São Paulo coleção que resgata o conhecimento de mulheres do Alto Rio Negro:

Amõ Numiã: Ontem, Hoje e Amanhã! Sioduhi apresenta coleção! -Reprodução / Divulgação / Fotos @agfotosite

O estilista indígena do povo Piratapuya, Sioduhi, 28 anos, descendente dos povos originários do Alto Rio Negro,  volta da Amazônia para São Paulo para desfilar a sua nova coleção na 7ª edição Brasil Eco Fashion Week (BEFW), que aconteceu na quinta-feira 7 de dezembro no Centro de Convenções Frei Caneca. 

Publicidade

Expoente indígena do design de roupas, Sioduhi, apresentou em São Paulo coleção que resgata o conhecimento de mulheres do Alto Rio Negro



“Depois de um ano de ter saído de São Paulo e voltado para casa, estou muito feliz de apresentar uma coleção criada e desenvolvida na Amazônia. Esse projeto tem muitas mãos e tecnologias envolvidas do Alto Rio Negro”, diz o estilista. 

A coleção representa as transformações feitas pelas “Amõ Numiã”, as primeiras mulheres, filhas do Ʉmʉkoho Mahsʉ (Criador do Universo). 

Na transmissão oral dos povos indígenas do Alto Rio Negro, as mulheres que dominaram miriã pʉ (flautas de jurupari), fundaram um matriarcado e lideraram o manejo do território e do universo por um período na história primordial.

Publicidade

Neste projeto a Sioduhi Studio, soma com as tecnologias manuais milenares das mulheres do Alto Rio Negro + habilidades criativas das mulheres de Manaus/AM e Ilha de Cotijuba/PA, cocriando um momento de celebração à mulheridade e memória das “Amõ Numiã” que representam o passado, presente e o futuro.

Técnicas aplicadas na coleção: manipulação têxtil; tingimento natural e artesanal com tecnologia ManioColor®; técnicas de tranças e tear com fibra de tucum; tecido de algodão emborrachado de seringa da Datribu.

Palavras-chaves: Amõ numiã, mulheridade, moda arte, tecnologia manual e futurismo amazônico

Publicidade

Locais que a coleção foi desenvolvida: Manaus/AM, São Gabriel da Cachoeira/AM, Novo Airão/AM, Distrito de Taracuá/AM.

 

7ª edição Brasil Eco Fashion Week 

Publicidade

O Brasil Eco Fashion Week (BEFW) é um evento anual que promove as boas práticas de sustentabilidade no mercado e indústria da moda brasileira, reunindo conteúdos educativos e inspiracionais, desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo.

As marcas participantes dos desfiles e mercado eco do evento são selecionadas por uma equipe de curadoria convidada, composta por até oito profissionais conectados ao mercado da moda sustentável e inovadora.

Sobre a Sioduhi Studio

Publicidade

A Sioduhi Studio foi fundada em 2020, no ápice da pandemia, pelo Sioduhi, indígena do povo Piratapuya do Alto Rio Negro, Amazonas.

Através das criações a Sioduhi Studio expressa o orgulho da origem indígena e a resistência dos povos amazônidas. Esta energia circula e abraça indígenas e não indígenas que vivem nesta casa comum.

Têm como referência o futurismo indígena e amazônico, vem estabelecendo uma nova conexão a valores e territorialidades ancestrais – que refletem o tempo-espaço, o passado, o presente e o futuro, simultaneamente.

Participou da 5ª e 6ª edição Brasil Eco Fashion Week.