Publicidade

Valorização cultural e sustentabilidade: O futuro da moda brasileira?

A modelo e idealizadora de marca com influências caiçaras Thayná Soares, explica a importância de ser original e de contar histórias através da moda e da sustentabilidade

Valorização cultural e sustentabilidade: O futuro da moda brasileira? – Reprodução / Instagram / @thaynacaicara

A moda brasileira é um mercado com grandes chances de expansão pela sua influência cultural e originalidade. Grandes grifes do mundo da moda conquistaram espaços significativos no mercado por sua originalidade e história, produzindo peças consideradas verdadeiras obras de arte.

Publicidade

Com a onda do hiperconsumo que o planeta enfrenta e até a crise econômica que o país vive, o mercado das famosas fast fashions sofre aumento pela procura de peças baratas que além de serem descartadas com facilidade,  nem sempre seguem os padrões éticos e sustentáveis que deveriam, assim tornado o mercado da moda ainda mais nocivo ao meio ambiente.

+++ Vitória Strada usa vestido laranja sustentável, perfeito para o dia a dia!

+++ No mercado há 1 ano e meio, marca brasileira desfilará na Paris Fashion Week

É possível fazer um mundo da moda mais sustentável?

Sim! Não é só possível, como muitas marcas estão surgindo com essa proposta de produção com materiais biodegradáveis e de qualidade, que garante durabilidade maior as peças e menor impacto ambiental no descarte, além da mão de obra legalizada e ideias para a  economia circular.

Publicidade

A modelo brasileira Thayná Soares, que tem raízes indígenas, criou a marca artesanal e colaborativa Thayná Caiçara que surgiu na cidade de Paraty e busca manter as raízes regionais atrelada com práticas de confecção mais sustentáveis, entendo seu papel social. “Propomos a valorização de artistas locais, buscando dar visibilidade aos seus trabalhos para que a economia local seja fortalecida e, sobretudo, criar neste intercâmbio o senso crítico sobre o consumo menos nocivo ao planeta”, revela a modelo.

Além de um problema ambiental, a desvalorização de raízes regionais e a adoração por tendências vindas de fora é uma grande questão social que marcas nacionais enfrentam todos os dias. Em meio a tanta riqueza cultural, a marca da modelo surgiu com uma proposta diferente das tradicionais grifes brasileiras. As peças confeccionadas carregam a história e os costumes das colaboradoras do projeto, fortalecendo a moda brasileira.

“Quero dar visibilidade às culturas e a todo trabalho artístico realizado nas comunidades tradicionais da minha cidade-natal, fortalecendo a manutenção da cultura viva e das tradições, que contribuem fortemente para o progresso da cidade histórica de Paraty”, conta a idealizadora.

Publicidade