Publicidade

Larissa Manoela é diagnosticada com endometriose e ovário policístico e desabafa sobre doença que afeta mulheres

A atriz Larissa Manoela desabafou sobre a descoberta de duas doenças no último ano e incentivou mulheres a fazerem exames de rotina

Larissa Manoela é diagnosticada com endometriose e ovário policístico e desabafa sobre doença que afeta mulheres
Larissa Manoela é diagnosticada com endometriose e ovário policístico e desabafa sobre doença que afeta mulheres- Instagram @larissamanoela

A atriz Larissa Manoela, aos 21 anos, divulgou um vídeo em suas redes sociais na última terça-feira, 20, sobre a descoberta de um diagnóstico recente, e compartilhou a importância de fazer exames de rotina e ter um acompanhamento médico.

Publicidade

Larissa Manoela conta sobre descoberta de duas doenças!

Publicidade

No ano passado (2021), a atriz descobriu a endometriose – um distúrbio que afeta uma a cada dez mulheres e faz o tecido que reveste o útero crescer fora desta região, como nas trompas, ovários, intestino, entre outros. Essa condição acaba causando dores e irregularidade do ciclo menstrual. A conscientização sobre a doença já vinha crescendo, após o recente caso de cirurgia da cantora Anitta, que sofre do mesmo mal.

“Meu histórico desde que eu menstruei sempre foi de fluxo alto e muita cólica… Mulheres que tem endometriose sentem dores ao evacuar, na relação, quando menstruam.”

Em vídeo, Larissa contou que procurou tratamento com um médico e, na última segunda-feira, 20, após um ultrassom detalhado, recebeu o diagnóstico, também, de ovário policístico -uma doença hormonal formada por pequenos cistos nos ovários – e pode causar desde ciclo menstrual irregular e acne, até obesidade e infertilidade.

Publicidade

“Eu tornei público meu diagnóstico e a minha escolha de compartilhar isso com outras mulheres e inspirá-las a buscar ajuda, a ouvir o seu corpo!… e por que eu decidi tornar público um diagnóstico e uma situação tão intima e tão delicada? Porque eu sei que tem milhares de meninas que me acompanham, muitas mulheres que me seguem. Por que não usar minha influência para conscientizar? “, disse em vídeo.

Lari compartilhou sobre os principais sintomas que seu corpo demonstrava e que a fizeram procurar ajuda profissional, e contou sobre a importância dos exames de rotina que a ajudaram a descobrir ambas as doenças e fazer o tratamento. “Cada caso é um caso, e há maneiras de tratar a doença.” contou a atriz.

Muitas mulheres nem imaginam que podem ter algo assim, por isso, é tão importante ficar atenta aos sinais que seu corpo dá!

Publicidade