Publicidade
Identidade capilar: o que seu cabelo diz sobre você?
Identidade capilar: o que seu cabelo diz sobre você? – FREEPIK

As linhas, formas, cores, volumes e texturas das madeixas revelam muito sobre a personalidade de quem as carrega. A soma dessas características repassa mensagens, além de embelezar.

Publicidade

E isso tudo varia de acordo com o formato, a textura, a cor e o corte. Por isso, se você está aí pensando em mudar seu visual, isso pode estar querendo dizer muito mais do que você imagina sobre você mesma.

Identidade capilar: o que seus fios dizem sobre você?

Quando falamos em LINHAS, elas podem ser retas, curvas ou inclinadas.

LINHAS RETAS (LISOS)

O fio extremamente liso, por exemplo, é “lido” como uma linha reta vertical e reforça cabelos que transmitem força, determinação, credibilidade, poder e autoridade.

Essas linhas também podem estar presentes na estrutura de corte do cabelo, seja em sua base ou mesmo em uma franja.

Publicidade

Já os cabelos curtos, que formam ângulos retos no contorno do cabelo ou no alto da testa, também são bons exemplos dessas mesmas características; e os raspados, apesar de não apresentarem linhas evidentes também transmitem muita força no visual.

LINHAS CURVAS

Linhas curvas em cabelos são capazes de comunicar refinamento, disciplina, suavidade, doçura e sutileza.

Na estrutura de corte, pontas viradas para dentro, como no chanel curvo, ou franjas que formam um efeito arredondado na testa, são exemplos de como evidenciar a presença desse tipo de linha em sua imagem.

Publicidade

Além disso, estruturas de corte arredondadas podem enfatizar ainda mais os atributos de suavidade e doçura no visual.

LINHAS ENCLINADAS (ONDULADOS E CACHEADOS)

As linhas inclinadas comunicam dinamismo, jovialidade, criatividade, despojamento, modernidade, ousadia e contemporaneidade.

Cabelos repicados com pontas para fora, nuca batida e inclinada, franja diagonal, assimetrias e a costeleta em “V” são maneiras de trazer esse tipo de linha para o visual.

Publicidade

O corte em formato losangular é outra maneira de inserir linhas inclinadas no visual.

E O QUE DIZEM AS CORES DOS CABELOS?

Ruivos e avermelhados: transmitem arrojo, determinação e força. Vermelhos quentes comunicam um temperamento mais expansivo. Já os vermelhos frios tendem a ser mais sofisticados.

Moreno, castanho escuro e médio: transmitem sofisticação, segurança e credibilidade.

Castanho claro e loiro escuro: comunicam requinte e naturalidade e podem transmitir cautela e maturidade.

Loiros, de médio a claro: associados à feminilidade, doçura e delicadeza. As tonalidades quentes (douradas) comunicam mais expansividade, enquanto as frias (prateadas) podem seguir duas vertentes: mais impactantes, se platinadas, ou sofisticadas, quando acinzentadas.

Grisalho: atitude de empoderamento, afirmação feminina e contemporaneidade.

Alto contraste: a pele bem clara com um cabelo bem escuro reforça a imagem por conta do impacto proporcionado pelas diferenças de tons claros e escuros que naturalmente já existem na beleza natural.

E aí? Se identificou?

Um beijo e até semana que vem!

**

Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Temos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos”.