Testeira

Quantos fios crescem por dia no nosso cabelo? Luigi Moretto conta!

Na coluna desta semana, o hair stylist esclarece tudo sobre as três fases de crescimento dos fios

Luigi Moretto Publicado quinta 2 setembro, 2021

Na coluna desta semana, o hair stylist esclarece tudo sobre as três fases de crescimento dos fios
Luigi Moretto revela curiosidade: quantos fios crescem por dia no nosso cabelo? - Freepik/ gpointstudio

Não importa o estilo: lisos, ondulados, cacheados, com química, com coloração, curtos ou longos. Do mesmo modo que os fios caem, eles nascem. Mas, afinal: quantos fios de cabelo será que podem crescer por dia aí bem em cima da sua cabeça?

Naturalmente, uma pessoa pode perder entre 50 e 100 fios por dia. Sim, e 100 fios não é tanto como você deve estar imaginando aí, já que existem cerca de 100 mil cabelos fixados na nossa cabeça.

+++ Tempo seco também reflete nos cabelos! Hair Stylist dá dicas VALIOSAS para lidar com os fios nos dias mais quentes

E todo esse processo é super natural: eles caem por um processo de substituição e essa perda natural acontece a renovação capilar, ou seja, nasce um cabelo novo para cada um que se foi. Sendo assim: você perde e ganha de 50 a 100 fios ao dia! Maravilhoso imaginar isso, né?

É importante lembrar que um fio de cabelo cresce pouco mais de um centímetro por mês. Nos homens, o crescimento fica em torno de 0,34 milímetros por dia, enquanto nas mulheres avança 0,36 milímetros.

Todos eles crescem por meio de buraquinhos bem pequenos existentes na pele, chamados de folículos. Que claro, a gente não consegue ver. Para compreender tudo isso melhor, é preciso entender as três fases de crescimento dos fios.

+++ O que é o PH do cabelo e por que é importante se atentar a isso para ter fios saudáveis?

Primeira fase: anagéneo

É o período no qual as células dentro da raiz são ativas e o novo cabelo é formado. Enquanto a papila – base do folículo capilar – permanece em boas condições, com taxa de crescimento de um centímetro por mês.

Segunda fase: catagénea

É o período de transição em que o crescimento dos fios para e a raiz do cabelo se desprende da papila.

Terceira fase: telogénea

A fase do repouso, em que a papila ‘descansa’ e deixa um espaço para o crescimento do novo cabelo dentro desse folículo. Depois disso, o novo fio começa a crescer, empurrando o cabelo velho para fora do folículo.

+++ Diga-me como dormes que lhe direi como seu cabelo é! Confira 4 regras de hábitos noturnos INCRÍVEIS para os fios

O processo todo é constante e muito rápido e nem se você parar para reparar, jamais vai conseguir perceber essa façanha da natureza.

Mas, não se esqueça: cada fiozinho aí em cima da sua cabeça merece cuidado e amor, caso contrário, as quedas podem aumentar. E se as quedas diárias ultrapassarem os 100 fios ao dia, é hora de buscar ajuda.

Lembre-se sempre de que cabelo é sinal de saúde, e não apenas de beleza.


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

 

Último acesso: 20 Oct 2021 - 00:41:04 (1045100).