Testeira

Mulher de fases: para cada etapa da vida, um novo cuidado com o cabelo

Na coluna desta semana, o hairstylist Luigi Moretto ensina como aproveitar todas as fases dos fios, sempre os mantendo saudáveis e brilhantes

LUIGI MORETTO Publicado quinta 14 outubro, 2021

Na coluna desta semana, o hairstylist Luigi Moretto ensina como aproveitar todas as fases dos fios, sempre os mantendo saudáveis e brilhantes
Mulher de fases: para cada etapa da vida, um novo cuidado - FREEPIK/ pch.vector

Não é só a idade ou os fios brancos que determinam os cuidados ao longo da vida. A produção de hormônios e os fatores externos influenciam na saúde e beleza dos cabelos conforme o tempo passa. Para não perder nenhuma fase e exibir o melhor dos fios em todos os momentos da vida é preciso levar a sério todas as mudanças, olhando para cada uma delas com cuidado e atenção.  

Vamos entender cada pedacinho disso tudo

Os fios capilares se modificam tanto na estrutura e nos aspectos por isso vão ficando mais finos ou mais grossos, mais cacheados ou mais lisos, mais ralos e aparecem nas mais diversas formas. A culpa principal disso tudo são as alterações hormonais – aquelas que não há como fugir – mas, os excessos em tratamentos químicos, por exemplo, você pode evitar para tentar chegar no fim da vida com o mesmo brilho da juventude.

+++ Crespos, cacheados e ondulados: Entenda os tipos e subtipos dos fios e o que usar em cada um deles

Voltado então os grandes vilões de hoje (os hormônios) são os picos da adolescência e da gravidez e a queda deles, na menopausa que causam uma verdadeira transformação capilar. 

Mas, além dessas fases, processos como descoloração e alisamentos também podem alterar a estrutura dos cabelos a longo e a curto prazo.  

Infância

Com pouca oleosidade, os fios das crianças são naturalmente mais finos, brilhantes e saudáveis e por serem mais frágeis é preciso usar produtos específicos para cabelos infantis: os que são livres de sulfatos e petrolatos, antialérgicos e pH equilibrado. Também é essencial que tenham componentes para hidratação. 

Adolescência

A chuva hormonal desta fase aumenta o volume e oleosidade e pode deixar os fios mais espessos e volumosos e ainda mudar da água para o vinho deixando as lisas cacheadas ou as cabeleiras com ondas ficarem mais lisas.  

Nessa faixa etária também os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos e frágeis que os lisos. Por isso, os produtos específicos para cada tipo de cabelo, que proporcionam a hidratação necessária ao mesmo tempo que promovem uma higienização são os mais eficazes. 

+++ Linda, loira e com cabelo saudável: o que fazer antes, durante e depois de clarear os fios

Fase adulta

Se a oleosidade era frequente na adolescência, na vida adulta naturalmente o couro cabeludo passa a produzir bem menos oleosidade. Isso porque, as influências externas como a temperatura, o clima, a poluição, o excesso de sol, produtos químicos, secadores e chapinhas começam a deixar os sinais nos fios.  

A partir dos 30 anos já se inicia o processo da diminuição de queratina, uma proteína superimportante para os cabelos que vai começar a dar lugar aos fios brancos. 

Já os famosos hormônios, continuam exercendo um papel fundamental neste processo como na gravidez, por exemplo, já que as madeixas começam a crescer mais rápidas devido ao aumento da circulação do sangue causada pela progesterona e estrogênio.  

Aqui, os shampoos, condicionadores, máscaras, cremes de pentear e finalizadores precisam ser compatíveis com os fios e com o estilo de vida além de visitar o salão regularmente para tratamentos ais fortes e específicos como hidratação, nutrição, umectação e reconstrução. 

Terceira idade

Com grande queda natural na produção de melanina - célula de pigmento que dá cor ao cabelo - os fios ficam mais porosos e começa então a temida perda de coloração que leva às madeixas brancas.  

Como todo o resto do corpo, nesta fase os cabelos começam a sofrer com o enfraquecimento e envelhecimento natural de todo o organismo. 

Para manter os fios grisalhos em plena saúde, a dica aqui é abusar dos produtos matizadores, que neutralizam o aspecto amarelado dos fios e realçam a cor. Os cremes com proteção solar também se tornam indispensáveis para agirem contra o fotoenvelhecimento dos fios. 

Cuide dos seus cabelos assim como você cuida da sua saúde física e emocional em qualquer fase da sua vida.  

Assim como seu corpo vai para a academia, os seus cabelos vão para o salão de beleza e também se alegram com os momentos de descanso, sem químicas e produtos tóxicos, do mesmo modo que você reserva um tempo para o seu lazer! 


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Último acesso: 20 Oct 2021 - 01:24:19 (1045440).