Publicidade

O que são os sulfatos presentes nos cosméticos e como eles afetam a oleosidade dos cabelos

O sulfato, encontrado em muitos shampoos, é o grande responsável por produzir a espuma; entenda como o elemento pode afetar os fios

O que são os sulfatos presentes nos cosméticos e como eles afetam a oleosidade dos cabelos
O que são os sulfatos presentes nos cosméticos e como eles afetam a oleosidade dos cabelos – Pexels

Os sulfatos estão por toda parte e são responsáveis pela espuma do shampoo. Além de desregularem a oleosidade natural dos fios, podem piorar o ressecamento e fazer mal aos cabelos.

Publicidade

Os sulfatos são detergentes populares, comumente usados em cosméticos para melhorarem o preço final dos produtos nas prateleiras, mas podem retirar a proteção que as glândulas sebáceas precisam produzir.

Isso acontece porque, quanto mais oleosidade você retirar dos fios, mais elas podem aparecer. Por isso, escolher um shampoo saudável, que limpe sem agredir, é a melhor opção!

O sulfato pé sempre vilão?

Mas calma, eles não são tão violentos assim. Usados na concentração adequada, garantem o poder de limpeza necessário sem comprometer a tolerância do produto. Quando estão na quantidade correta em shampoos, ou em outros produtos que necessitam de enxágue abundante, eles não trazem irritação para a pele ou do couro cabeludo, pois o contato com a pele é muito rápido.

O sulfato ainda é necessário, pois atrai água e óleo. São conhecidos como detergentes ou surfactantes e contribuem para retirada da sujeira com maior facilidade durante a lavagem.

Publicidade

Como saber se o shampoo contém sulfato?

Para descobrir se um produto possui ou não sulfato, basta ler o rótulo. Esta substância costuma estar listada nos ingredientes com os seguintes nomes: laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato.

A limpeza agressiva dos sulfatos podem alterar o pH da fibra capilar, deixando-a mais frágil. Por isso, os fios ficam mais suscetíveis à quebra, queda, perda de brilho e de cor, além de causar um desequilíbrio da microbiota capilar – os chamados “microrganismos do bem”, compostos por fungos e bactérias.

Quando eles estão em equilíbrio, produzem aminoácidos, vitaminas e nutrientes importantes para o crescimento e proteção dos fios. Mas, se a microbiota fica desequilibrada, o couro cabeludo fica mais suscetível ao aparecimento de diferentes problemas, como a caspa, descamação, coceira e irritação.

Publicidade

Como tudo, com os cabelos também é necessário ter o equilíbrio e buscar – com ajuda profissional – produtos com espumas mais naturais ou mais bem indicadas para cada tipo de cabeleira.

Um beijo e até semana que vem!

Publicidade