Publicidade
Para obter fios saudáveis: o trio básico da sobrevivência capilar
Para obter fios saudáveis: o trio básico da sobrevivência capilar – FREEPIK

Comer, beber e tomar banho. Está aí uma lista básica que, faça chuva ou faça sol, é preciso realizar todo santo dia para se manter vivo e com saúde. Com os cabelos não poderia ser diferente: eles precisam ser lavados, estarem bem alimentados e bem hidratados para que esses fios saudáveis exalem beleza.

Publicidade

Para ensinar um pouco mais sobre como cumpir com o trio básico da sobrevivência, eu separei algumas dicas.

Para obter fios saudáveis: BANHO (lavagem)

• Adequar a temperatura da água

Nem tão quente e nem tão fria.

A temperatura ideal é a morna, entre 23 °C e 24 °C. É quando a água está no meio termo entre o morno e quase fria e não chega a incomodar ao entrar em contato com o corpo. Quanto mais quente, mais facilmente acontece o ressecamento do couro cabeludo e dos fios. Além disso, a água quente pode causar vários problemas como a caspa, por exemplo. Vale ainda investir naquele jato de água fria no final, para fechar as cutículas e ter um cabelo muito mais brilhoso.

Publicidade

• Escolher bem os ingredientes do shampoo

Existem alguns itens que é preciso tentar evitar. São eles: os SULFATOS, que são detergentes químicos que removem a sujeira e óleo do cabelo. Entretanto, muitos sulfatos possuem resquícios de disruptores hormonais, incluindo dioxane, uma substância cancerígena.

Os PARABENOS são xenoestrógenos, que imitam os efeitos dos estrogênios naturais, causando mudanças hormonais em nosso corpo — inclusive com risco de desenvolver câncer.

Publicidade

A FRAGRÂNCIA, que salvo aquelas versões que são obtidas a partir de óleos naturais, quando artificial pode deixar suscetível a 3.100 diferentes químicos.

O TRICLOSAN é um antibactericida e antifúngico que atua como conservante e já foi relacionado com problemas no sistema imunológico, perda de peso e reprodução celular incontrolável.

Por fim, evite também o POLIETILENOGLICOL, que pode interferir no desenvolvimento humano e também contém dioxane, uma substância cancerígena.

Publicidade

Minha dica é tentar optar por shampoos sem corantes, perfumes e com um pH equilibrado (mais para o ácido e não alcalino).

• Pentear com cuidado

Nada de passar o pente ou a escova de uma vez da raiz até às pontas. É preciso separar por mechas e ir desembaraçando com cuidado, uma a uma, sempre de baixo para acima. Sem esquecer, claro, de usar um produto que facilite o desembaraço e que contenham proteção térmica caso a chapinha ou o secador forem necessários.

Na hora de secar com a toalha, os movimentos também devem ser leves, sem esfregar ou prender os fios molhados.

HIDRATAÇÃO

Óleo neles

Mas não é qualquer óleo que pode ser utilizado. Os minerais e os não refinados, assim como os silicones, por exemplo, além não nutrir os fios formam uma espécie de plastificação que pode até obstruir os poros.

As versões naturais como argan, coco, amêndoa, macadâmia, etc, são as opções mais leves e eficazes para tratar os fios sem causar danos.

Quantas vezes na semana?

Um ato velho, conhecido e muito fundamental para manter os fios em boa saúde é a hidratação, de fato. A frequência depende da necessidade do fio em cada momento, mas em termos bem gerais, o indicado seria hidratar os fios uma vez na semana. Essa é a frequência que cabelos normais precisam para ter os nutrientes e o nível de água reposto na fibra.

ALIMENTAÇÃO

Eles também precisam se alimentar. Sim, a comida no prato traz influência direta para os fios e a proteína é um dos nutrientes mais importantes para tal, pois são compostas por aminoácidos que têm funções importantes no organismo. A queratina, proteína que protege e dá resistência, sobretudo, aos cabelos, é constituída de 15 aminoácidos.

Além disso, ela ajuda a prevenir e tratar a queda de cabelos, por isso, a ingestão de alimentos ricos em aminoácidos é fundamental para manter a estrutura capilar. Assim, também as vitaminas e minerais como ferro, zinco, ômega 3 e biotina exercem um papel significativo para esse fortalecimento.

**