Publicidade
Mitos e verdades sobre os cabelos brancos – FREEPIK

Eles chegam para todo mundo e não aparecem por acaso. Por mais temidos que sejam para muitos, os cabelos grisalhos são resultado de um processo natural, que se inicia por volta dos 35 anos. Para muitos (as) essa é uma oportunidade para mudar naturalmente o tom dos cabelos, para outros (as) é uma necessidade imensa de esconder com tintas, totalizantes, luzes e por aí vai.

Publicidade

Seja como for, hoje eu quero desvendar os mitos e contar algumas verdades sobre esses fios.

Cabelo grisalho é um fio sem cor?

Sim. O passar dos anos causa uma redução do funcionamento da célula (melanócito) que dá cor aos fios e é responsável pela produção do pigmento (melanina). Na ausência ou deficiência dele, os fios acabam perdendo a cor e surge o branco.

+++ Cabelos danificados: como resolver? Luigi Moretto ensina

Publicidade

É verdade que eles sempre aparecem na parte da frente da cabeça?

Sim, mas não é regra. Os fios da região da franja e da parte da frente dos cabelos são as mais expostas à agressão por produtos químicos e radiação solar (também responsáveis pelos fios esbranquiçarem) assim, podem ficar mais suscetíveis a produção de radicais livres acelerada.

São mais grossos e rebeldes

Publicidade

Verdade! Os cabelos grisalhos podem ser mais ásperos, desidratados e frágeis. Isso porque os fios despigmentados possuem menos proteínas e sofrem muito com o ressecamento e quebra. Por isso acabam ficando mais arrepiados e difíceis de finalizá-los. Por isso, investir em hidratações semanais é essencial.

+++ Cabelos oleosos: 4 truques para driblar o aspecto de fios sujos

Se arrancar um fio de cabelo branco, nascerão outros dois no lugar dele

Publicidade

Mito! Os fios nascem um por um, e caso você arranque um fio de cabelo branco, outro nascerá em seu lugar, assim como todos os outros.

Entre os mitos e verdades o que mais vale saber para quem está com os fios esbranquiçando é que sim, você pode assumir seus brancos, é um processo natural que faz parte da sua beleza. E sim, você também pode optar por pintar e escondê-los já que existem inúmeras técnicas que permitem isso, deixando os fios ainda mais lindos e saudáveis.

A escolha é sua, o mais importante é se sentir bem e feliz com suas madeixas, combinado? Lembre-se: sentir-se bem nunca sai de moda!

Publicidade

+++ SUPER SPOILER: 4 tendências fortíssimas de cabelo para 2022; você não vai querer ficar de fora!