Publicidade

Qual escova de cabelo é ideal para os seus fios? Luigi Moretto te ajuda a escolher

Se escolher a escova perfeita para seu cabelo era uma tarefa difícil, a partir de hoje não será mais com as dicas do nosso colunista Luigi Moretto

Escolha a escova de cabelo ideal para os seus fios – FREEPIK

Para cada cabeça, uma escova.

Publicidade

Elas já têm inúmeras opções no mercado, dos mais diferentes modelos, cores e estilos e até entram na moda, mas o que deve ser levado em conta mesmo é o estilo de cada cabelo na hora de comprar a escova ideal. As cerdas são responsáveis pela tração dos fios. Por isso é preciso conhecer as diferenças entre elas para adquirir a escova que cause o resultado desejado.

Mas com tanta variedade disponível fica fácil se perder, por isso separei aqui qual é a diferença entre elas e qual é a indicada para cada fio.  

+++ Prender o cabelo de forma errada pode levar à queda dos fios; cuidado!

ESCOVA PARA CABELOS LISOS

Quem tem cabelo liso pode optar pela escova raquete, aquela que possui a base achatada e almofadada e costuma ter cerdas com bolinhas nas pontas. Esse modelo desembaraça mais fácil e protege, enquanto ainda, de quebra, faz uma massagem no couro cabeludo. 

Publicidade

ESCOVA PARA CABELOS ONDULADOS

Os cabelos ondulados precisam de um modelo que não desfaça as ondas naturais, por isso, as escovas retangulares e com cerdas mistas estão indicadas para manter a definição desse tipo de fio, além de terem um bom espaçamento entre as cerdas, que também previne a quebra.

+++ Os cabelos brancos são mais grossos? Luigi Moretto esclarece mitos e verdades sobre os fios grisalhos

Publicidade

ESCOVA PARA CABELOS CACHEADOS OU CRESPOS

Quem tem fios cacheados precisa optar pelas escovas ou pentes de madeira com cerdas mais largas e espaçadas. Isso, porque o material elimina a estática e evita o frizz.

Já os crespos, podem apostar em uma escova ou pente com base de madeira e que tenham dentes bem espaçados. Se for escolher um pente, aqueles de dentes mais largos são as melhores opções. E quem tem fios mais finos e ralos uma escova redonda pequena ou a de penteados são as mais indicadas para esses tipos de cabelos. 

Publicidade

Nesse design fica fácil de entender:

Entendido sobre as escovas, é hora de compreender sobre os variados tipos de cerdas.  

Publicidade

Começamos então pelas cerdas naturais, que previnem o efeito arrepiado, o frizz e o volume em excesso, já que eliminam a eletricidade estática do cabelo. Elas deixam o cabelo mais brilhoso e funcionam bem com o secador para modelar o cabelo. 

As cerdas de madeira controlam o frizz, desembaraçam sem quebrar e duram por muito tempo.

+++ Cabelos danificados: como resolver? Luigi Moretto ensina

As cerdas sintéticas, feitas nylon ou plástico, são as mais indicadas para desembaraçar os fios sem quebrar e fazer penteados.  

Agora que você já é uma expert em escovas, pentes, cerdas e afins não tem mais desculpa na hora de cuidar da cabeleira. 


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.