No Brasil, mais da metade da população atualmente é formada por mulheres de 35 anos ou mais. Segundo levantamento realizado pelo IBope em 2021, mulheres com idade a partir dos 55 anos estão cada vez mais satisfeitas com a pele do que as mais jovens. Isso se dá pelo fato delas estarem mais atentas ao autocuidado e aceitando cada fase de sua vida.
Um exemplo, é a tendência de assumir os fios brancos, que está cada vez mais forte. Vemos nomes como Astrid Fontenelle, Renata Vasconcellos, Gloria Pires, entre outras, que assumiram os fios e estão vivendo uma vida mais leve se reconhecendo e se amando na frente do espelho. Por esses fatores, a visão do Well-aging, ou de “envelhecer bem”, traz o princípio do envelhecimento saudável em vez da visão antienvelhecimento.
A proposta de envelhecer BEM em vez de combater a idade
O universo da beleza está em constante evolução e o movimento Well-aging vem ganhando cada vez mais adeptos que focam no beauty health, ou seja, na manutenção da saúde do tecido cutâneo como uma forma de amenizar questões como as linhas de expressão e manchas. Durante muitos anos, o termo antiaging e a promessa de combater os efeitos do envelhecimento cutâneo foi propagado, no entanto, não é possível bloquear ou impedir o envelhecimento – mas é possível envelhecer bem, se aceitando e buscando tratamentos que buscam um rejuvenescimento de forma natural, saudável e não invasiva.
O envelhecimento é algo natural, que vai acontecer independentemente de qualquer procedimento que a gente possa fazer, pois desde que nascemos estamos passando por transformações, mas quando falamos de pró-envelhecimento, podemos olhar com mais atenção para esse momento. No pró-envelhecimento, começamos a enxergar a beleza madura de uma forma carinhosa, respeitando a nossa trajetória e entendendo que as marcas que temos em nossa pele são experiências que adquirimos com o passar do tempo. A autoaceitação é sobre isso!
CUIDADOS
Vale lembrar que toda rotina básica de cuidados faciais deve ser feita em qualquer idade, e envolve 4 etapas: limpeza, tratamento, hidratação e proteção. Para quem tem pele madura isso não é diferente, mas requer outros tipos de cuidados. É importante incluir ativos que estimulem o colágeno e antioxidantes para amenizar as manchas, linhas de expressão e a flacidez. O protetor solar é imprescindível e deve ter o fator a partir de 30.
Clinicamente podemos utilizar tratamentos que foque no beauty health individual de cada pessoa, respeitando as características individuais do paciente, como a toxina botulínica que é utilizada de maneira preventiva, os bioestimuladores de colágeno, que auxiliam na prevenção da flacidez, melhorando a qualidade e elasticidade da pele.
As novas tecnologias como o Fotona Starwalker, um laser que combina 4 comprimentos de onda, é responsável por quebrar os pigmentos da pele em pequenas partículas, junto a isso ele também possui um laser frio, que forma pequenas bolhas de ar na pele, eliminando estes pigmentos, reduzindo as manchas e estimulando o colágeno.
Além disso, é importante priorizar bons hábitos de vida, incluindo alimentação balanceada a base de ingredientes ricos em cálcio, soja, antioxidantes, proteínas, fibras e ômega 3, realizar exercícios regulares.
**
Mariana Veloso
Com a missão de cuidar de seu paciente por um todo, visando sempre o cuidado, saúde e bem-estar, a Dra. Mariana Veloso é graduada pela Faculdade de Medicina 9 de Julho, possui Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pós-graduação em Dermatologia pela ISMD. Referência na área de dermatologia e em medicina estética em Sorocaba, atualmente possui uma clínica no bairro Campolim, onde oferece aos seus pacientes a busca por uma beleza com consciência e naturalidade. Para oferecer o que há de melhor para os seus pacientes, a especialista está sempre em busca de atualização, participando ativamente das organizações de maior representatividade em pesquisas, congressos e eventos em São Paulo, Lisboa, San Diego, Madri, Washington e Paris. É membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética.