Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Cronograma capilar para o verão

Cronograma capilar para o verão: como cuidar ANTES para não danificar os fios depois

O verão pode danificar nossos cabelos e, por isso, precisamos cuidar deles antes de tudo; a dica de Luigi Moretto é começar por um 'Cronograma Capilar de Verão'; entenda

LUIGI MORETTO Publicado quinta 9 dezembro, 2021

O verão pode danificar nossos cabelos e, por isso, precisamos cuidar deles antes de tudo; a dica de Luigi Moretto é começar por um 'Cronograma Capilar de Verão'; entenda
Cabelo tingido: como cuidar ANTES para não danificar os fios durante verão - FREEPIK

Não tem jeito: os fios coloridos vão desbotar e até os mais saudáveis vão ressecar e, provavelmente, danificar no verão. A exposição aos raios solares, ao cloro das piscinas e ao sal do mar são inimigos das madeixas belas, por isso, os cuidados devem ser redobrados antes mesmo do verão chegar.

A regra básica para proteger o cabelo é, claramente, CUIDANDO dele! Hidratação e controle do volume e do frizz precisam começar bem antes de colocar a cara (ou melhor, os cabelos) no sol.

+++ Dicas de Hair Stylist: Como cuidar dos cabelos durante os exercícios físicos?

Cronograma capilar para o verão: DICAS PARA NÃO DANIFICAR OS FIOS

Antes de qualquer coisa, é preciso entender se você precisa de hidratação, nutrição ou reparação nos fios, daí um cronograma capilar vai te ajudar a manter os fios sedosos e saudáveis por mais tempo.

Shampoo, condicionador e máscara capilar

Os cabelos descoloridos ou tonalizados precisam usar xampu, de preferência, com menos adstringentes ou sem sal e sulfato; condicionador e máscara de hidratação profunda próprias para cabelos coloridos. Esse trio vai ajudar a fixar o pigmento por mais tempo no fio. Lembrando que todos os cabelos merecem uma aplicação de máscara duas vezes por semana e, se for possível, uma vez por mês no cabeleireiro para fazer isso de maneira profissional. E mais: qualquer processo de coloração deve ser feito um mês antes da exposição solar se intensificar.

+++ Os cabelos brancos são mais grossos? Luigi Moretto esclarece mitos e verdades sobre os fios grisalhos

Atenção especial aos fios coloridos

Para os fios de coloração rosa, azul, verde, etc., é preciso um cuidado ainda mais especial já que essas cores desbotam com mais facilidade com o mar e com a piscina.

Adeus, secador e chapinha por alguns dias

Aproveitando a temporada de dias mais quentes, tente dar folga para o secador e para as chapinhas para diminuir o desgaste dos fios também!

Água doce pode ser o diferencial do seu cabelo pós praia ou piscina

Na hora de sair do mar ou da piscina, tome uma ducha de água doce para tirar o cloro e o sal e depois que enxaguar os cabelos, use um creme para pentear com protetor solar capilar nos fios para evitar o desbotamento e o ressecamento.

Feito isso, aproveite o verão e se jogue nessa temporada!


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!".

Último acesso: 20 Jan 2022 - 22:19:33 (1045977).